Brasil

Perondi diz que base aliada vai aguardar todas as denúncias

Segundo o deputado, a decisão é aguardar a chegada de todas as denúncias contra o presidente Michel Temer para votá-las de uma só vez

Darcísio Perondi: o deputado afirmou que é possível unificar as acusações (Câmara dos Deputados/Divulgação)

Darcísio Perondi: o deputado afirmou que é possível unificar as acusações (Câmara dos Deputados/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de junho de 2017 às 22h00.

Brasília - A base aliada do governo traçou uma estratégia para tentar reverter a decisão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de "fatiar" as denúncias apresentadas contra o presidente Michel Temer.

A decisão é aguardar a chegada de todas as denúncias para votá-las de uma só vez, afirmou nesta quarta-feira, 28, o vice-líder do governo na Câmara, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS). "O regimento permite", disse.

Em tese, o fatiamento da denúncia faria com que Temer precisasse do apoio de 172 deputados mais de uma vez, para barrar as denúncias uma a uma, o que ampliaria o desgaste político.

Mas Perondi afirmou que é possível unificar as acusações na hora de os parlamentares decidirem se permitem ou não que o chefe do Executivo seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O assunto foi discutido em reunião de líderes com o presidente hoje à tarde no Palácio do Planalto. Segundo o deputado, a base demonstrou apoio à decisão de Temer em partir para o enfrentamento com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e se comprometeu a defender o governo no plenário da Câmara dos Deputados.

Com a tentativa de acelerar a votação da denúncia contra Temer, Perondi acredita que é possível retomar a discussão da reforma da Previdência já no mês de agosto.

O peemedebista ainda acusou a PGR de usar a denúncia para retardar a votação das mudanças nas regras de aposentadoria no Brasil, que também atingiriam o funcionalismo público.

"Os procuradores, a 'privilegiatura' venceu temporariamente. Conseguiram adiar por mais um tempo a reforma da Previdência", disse Perondi.

Acompanhe tudo sobre:Delação premiadaGoverno TemerJBSJoesley BatistaMichel TemerRodrigo Janot

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas