Brasil

Peritos da PF também repudiam fala de Guedes sobre servidores

Após delegados, o presidente da Associação dos Peritos Criminais Federais criticou o ministro e afirmou que ele foi "preconceituoso e equivocado"

PF: Os peritos ainda dizem que "não se pode mais aceitar tentativas de confundir a população, jogando-a contra os servidores" (Tomaz Silva/Agência Brasil)

PF: Os peritos ainda dizem que "não se pode mais aceitar tentativas de confundir a população, jogando-a contra os servidores" (Tomaz Silva/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de fevereiro de 2020 às 14h38.

São Paulo Assim como os delegados da Polícia Federal, os peritos criminais federais também afirmaram, neste sábado, 8, repudiar a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que comparou funcionários públicos a 'parasitas', durante evento no Rio de Janeiro.

Em nota, o presidente da Associação dos Peritos Criminais Federais, Marcos Camargo, afirmou que o chefe da pasta foi 'preconceituoso e equivocado'.

"Mesmo com a tentativa de se explicar, oportunidade em que preferiu culpar a imprensa pelo equívoco cometido por ele mesmo, o ministro mostra, por meio de ataques gratuitos, o descompasso entre ele e as obrigações do cargo que ocupa, revelando desconhecimento sobre o serviço público e desprezo pelo servidor público", diz.

Guedes fez a declaração na manhã desta sexta-feira (07) e foi muito aplaudido durante palestra no seminário Pacto Federativo, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

"O funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, tem estabilidade de emprego, tem aposentadoria generosa, tem tudo. O hospedeiro está morrendo. O cara (funcionário público) virou um parasita e o dinheiro não está chegando no povo", afirmou, ao defender a reforma administrativa.

Segundo a entidade, o 'ministro desconsidera que são justamente esses servidores os responsáveis por fiscalizar o Estado e levar Justiça, segurança, saúde e educação a todos os cantos do país'.

"Os servidores têm na estabilidade funcional, que não é absoluta, a garantia e a segurança necessárias para prestar um serviço de Estado e se blindar contra os interesses dos governos de ocasião".

"Inúmeras pesquisas mostram que a Polícia Federal, instituição da qual os peritos criminais federais têm orgulho de integrar, goza da confiança da população, fruto de uma atuação republicana, competente e dedicada de seus integrantes no combate à criminalidade, sobretudo no desbaratamento de diversos esquemas de corrupção no país", afirma Camargo.

Os peritos ainda dizem que 'não se pode mais aceitar tentativas de confundir a população, jogando-a contra os servidores públicos, a fim de desviar o foco de políticas equivocadas que ignoram a importância dos profissionais e das instituições públicas para o desenvolvimento do país'.

Acompanhe tudo sobre:Paulo GuedesPolícia FederalServidores públicos

Mais de Brasil

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amazonas: passo a passo para agendar online

Horário de verão vai voltar? Entenda a recomendação de comitê do governo e os próximos passos

PF investiga incêndios criminosos no Pantanal em área da União alvo de grilagem usada para pecuária