Brasil

Peregrinos e fiéis já aguardam o papa em Copacabana

Faltam mais de duas horas para o início da via-crúcis do papa, mas a "primeira fila" dos gradis na Avenida Atlântica já está tomada por peregrinos e fiéis

Peregrinos caólicos aguardam a chegada do papa Francisco à praia de Copacabana, Rio de Janeiro (Sergio Moraes/Reuters)

Peregrinos caólicos aguardam a chegada do papa Francisco à praia de Copacabana, Rio de Janeiro (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2013 às 16h50.

Rio - Com sol, mas ainda um pouco de frio, a praia de Copacabana parece receber um público ainda maior que o dessa quinta-feira, 25, quando um milhão de pessoas assistiram a missa de Acolhida da Jornada Mundial da Juventude. Faltam mais de duas horas para o início da via-crúcis do papa Francisco, marcada para as 18h desta sexta, 26, mas a "primeira fila" dos gradis na Avenida Atlântica já está tomada por peregrinos e fiéis, que lotam também as ruas de avesso à praia.

No metrô, quadro semelhante ao de ontem: vagões e estações de Copacabana lotadas, principalmente a Cardeal Arcoverde, a mais próxima do palco e dos pontos da via sacra.

Os peregrinos chegam a discutir entre si pelos melhores lugares em um dos trechos da avenida Atlântica, próximo ao segundo ponto da via sacra, em frente à rua República do Peru. Toda a extensão da faixa no sentido Ipanema/Leme da avenida está interditada para a passagem do papamóvel, com exceção deste trecho. Como o ponto posteriormente deve ser também liberado para o papa passar, fiéis já se posicionam no ponto onde ficarão os gradis. Eles impedem que peregrinos que estão do outro lado da avenida cruzem para a praia, o que está gerando muitas discussões.

Militares da Força Nacional de Segurança somente observam o impasse. Mesmo com o bloqueio, alguns peregrinos usam a força para passar, machucando uns aos outros. Há idosos e crianças no meio.

Acompanhe tudo sobre:CatólicosIgreja CatólicaJornada Mundial da JuventudePapa FranciscoPapas

Mais de Brasil

Hugo Motta anuncia criação da comissão especial que analisará PEC da Segurança

Show com dinheiro público? Projeto no Senado propõe novas regras de contratação; entenda

Governo de SP alerta para risco elevado de incêndios em grande parte do estado nos próximos dias

'O Pix é nosso, my friend', posta governo Lula após investigação de Trump