Brasil

Pensionistas do Aerus cobram cumprimento da decisão judicial

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), atualmente, os cerca de 20 mil beneficiários recebem apenas 8% do valor devido

Protesto de beneficiários da Aerus: mais de 1.200 morreram desde abril de 2012, diz Fentac (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Protesto de beneficiários da Aerus: mais de 1.200 morreram desde abril de 2012, diz Fentac (Fernando Frazão/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2014 às 19h48.

Rio de Janeiro - Os aposentados e pensionistas das extintas companhias aéreas Varig, Cruzeiro e Transbrasil participantes do fundo de pensão Aerus fizeram hoje (8) mobilização nacional para cobrar o cumprimento da decisão judicial que determinou o pagamento integral dos benefícios.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), atualmente, os cerca de 20 mil beneficiários recebem apenas 8% do valor devido, depois da liquidação do fundo, ocorrida em abril de 2006.

No Rio de Janeiro, a manifestação foi em frente à sede da Advocacia-Geral da União, na Avenida Rio Branco, no centro.

O presidente da Fentac, Sérgio Dias, lembrou que, no dia 19 de setembro, o desembargador Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), concedeu a antecipação de tutela para que os pagamentos voltem a ser feitos pela União e pelo Instituto Aerus.

“É uma novela bem mexicana, porque, a cada momento, temos surpresas. A última foi o recurso do interventor, que deveria salvaguardar os direitos desses aposentados e pensionistas, e entrou com um pedido de reconsideração. Isso nada mais é do que protelatório. Temos pessoas morrendo por conta disso, com sérias dificuldade, em um momento em que poderia dar uma rápida solução, que era simplesmente o cumprimento dessa antecipação de tutela”, lamentou Dias.

De acordo com a Fentac, mais de 1.200 beneficiários da Aerus morreram desde abril de 2012.

Esta é a terceira vez que a Justiça concede a antecipação de tutela – a primeira foi em 2006 e a segunda, em 2012.

Dias explicou que a medida judicial foi concedida por causa da urgência da questão, para que os pensionistas voltem às condições vigentes quando ocorreu essa intervenção.

"É para prover alimentos. Enquanto isso, a ação principal está sendo julgada no Supremo Tribunal Federal, que vê todas as condições de todos os participantes e pensionistas. Então, essa antecipação de tutela foi concedida para que, pelo menos, essas pessoas tenham condições de aguardar a definição da ação”, acrescentou.

Os aposentados e pensionistas da Aerus protocolaram um documento na AGU pedindo o cumprimento da antecipação de tutela, que tem prazo de 30 dias para ser posta em prática.

A mobilização nacional ocorreu também no Rio de Janeiro, em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre e no Recife.

Procurada pela Agência Brasil, a AGU respondeu que “interpôs recurso contra a referida decisão no Tribunal Regional Federal da 1ª Região”.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasBenefícioscompanhias-aereasFundos de investimentoFundos de pensãoProcessos judiciaisSaláriosVarig

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas