Rua Luiz Maria, na Baixa do Fiscal, em Salvador (Divulgação/Secretaria de Comunicação/Reprodução)
Valéria Bretas
Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 16h33.
Última atualização em 9 de fevereiro de 2017 às 17h40.
São Paulo – A partir desta quinta-feira (9), o servidor público da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, na Bahia, ganha um incentivo para ir ao trabalho de bicicleta: quem fizer o trajeto durante 15 dias úteis por mês ganhará uma folga mensal.
Para receber o benefício, o servidor terá que comprovar o seu deslocamento por meio de uma declaração com os dias em que ele utilizou a bicicleta. Um funcionário ficará encarregado de fiscalizar o uso do transporte.
Inicialmente, a iniciativa funcionará como um projeto-piloto para os 141 funcionários da Secretaria. A expectativa, segundo a Secretaria de Comunicação da cidade, é expandir a medida para toda a prefeitura.
“Salvador precisa de menos carros nas ruas e nós, moradores, de uma vida mais saudável”, disse, em nota, o titular da pasta, André Fraga.
Ele diz que costuma percorrer 20 km de bicicleta da própria casa até o trabalho pelo menos uma vez na semana. Com a nova portaria, Fraga diz que vai aumentar a quantidade de vezes em que fará o trajeto.
O servidor Eleandro Pereira, de 58 anos, que já faz o caminho de casa até a Secretaria, descreve os benefícios da prática: “Não pego engarrafamento, exercito meu corpo e ainda ajudo a não poluir a cidade”, afirmou à Secretaria de Comunicação da cidade.
“Agora, com essa nova decisão, aumenta a minha vontade de pedalar e de motivar outros colegas a fazer o mesmo. É saudável”, completa.