Brasil

PCdoB lança manifesto em apoio à Coreia do Norte

Nota divulgada pelo PCdoB garante seu apoio "irrestrito e absoluto" e, segundo o partido, de duas outras siglas - PT e PSB - à Coreia do Norte. PT e PSB negam ter assinado documento


	Coreia do Norte: no centro de uma polêmica sobre quem apoia e quem não apoia
 (REUTERS/KCNA)

Coreia do Norte: no centro de uma polêmica sobre quem apoia e quem não apoia (REUTERS/KCNA)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2013 às 12h24.

São Paulo - O PCdoB divulgou em seu site oficial uma carta em apoio à Coreia do Norte. Segundo o partido, o documento foi assinado ainda por PT, PSB e 16 movimentos sociais e meios de comunicação de esquerda. O texto responsabiliza os Estados Unidos e a Coreia do Sul por uma "campanha de guerra nuclear" contra a vizinha do norte. O PT e o PSB, porém, negaram apoio ao manifesto.

Em nota divulgada nesta manhã pela assessoria de imprensa, o presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, negou que o PT tenha assinado qualquer documento sobre o assunto. O mesmo foi feito pelo vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, no fim da tarde de hoje.

Diante da negativa oficial petista hoje cedo, o PCdoB não se manifestou sobre a divergência: apenas acrescentou na mesma página do comunicado original que o PT havia negado a assinatura nesta segunda-feira.

O texto foi enviado à embaixada norte-coreana, em Brasília, na semana passada, com uma "declaração de solidariedade" à nação de Kim Jong-un. 

A mensagem de solidariedade do PCdoB garante à Coreia do Norte "apoio total, irrestrito e absoluto" contra o que chamam de "imperialismo belicista".

Segundo o PCdoB, a carta também é assinada por grupos como MST, UNE, CUT, entre outros. 

Confira o comunicado na íntegra:

"Senhor Embaixador da República Popular e Democrática da Coreia;

A campanha de uma guerra nuclear desenvolvida pelos Estados Unidos contra a República Democrática Popular da Coreia passou dos limites e chegou à perigosa fase de combate real.

Apesar de repetidos avisos da RDP da Coréia, os Estados Unidos tem enviado para a Coréia do Sul os bombardeios nucleares estratégicos B-52 e, em seguida, outros meios sofisticados como aeronaves Stealth B-2, dentre outras armas.

Os exercícios com esses bombardeios contra a RDP da Coréia são ações que servem para desafiar e provocar uma reação nunca antes vista e torna a situação intolerável.

As atuais situações criadas na península coreana e as maquinações de guerra nuclear dos EUA e sua fantoche aliada Coréia do Sul além de seus parceiros que ameaçam a paz no mundo e da região, nos levam a afirmar:

1. Nosso total, irrestrito e absoluto apoio e solidariedade à luta do povo coreano para defender a soberania e a dignidade nacional do país;

2. Lutaremos para que o mundo se mobilize para que os Estados Unidos e Coréia do Sul devem cessar imediatamente os exercícios de guerra nuclear contra a RDP da Coréia;

3. Incentivaremos a humanidade e os povos progressistas de todo o mundo e que se opõem a guerra, que se manifestem com o objetivo de manter a Paz contra a coerção e as arbitrariedades do terrorismo dos EUA.

Conscientes de estarmos contribuindo e promovendo um ato de fé revolucionária pela paz mundial, as entidades abaixo manifestam esse apoio e solidariedade.

Brasília, 02 de abril de 2013.

*Atualizada às 13h30 para incluir nota da assessoria do PT
**Atualizada pela segunda vez às 17h31, para o título refletir a negativa do PT 
*** Atualizada ainda às 17h55 para acrescentar posição do PSB

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulDados de BrasilPartidos políticosPCdoBPolítica no BrasilPSB – Partido Socialista BrasileiroPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar