Brasil

PCdoB anuncia apoio a Lindbergh Farias no Rio

O lançamento da pré-candidatura de Lindbergh levou o rompimento do PT com o PMDB, depois de sete anos de aliança


	Lindbergh Farias: senador afirmou que a aliança PT-PCdoB "é a largada de um processo para construir uma grande frente popular" no estado
 (Antônio Cruz/ABr)

Lindbergh Farias: senador afirmou que a aliança PT-PCdoB "é a largada de um processo para construir uma grande frente popular" no estado (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 16h38.

Rio - A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) abriu mão nesta segunda-feira, 28, de possível candidatura ao governo do estado para apoiar o senador petista Lindbergh Farias. O PCdoB é o primeiro partido a anunciar aliança com o PT de Lindbergh.

O lançamento da pré-candidatura de Lindbergh levou o rompimento do PT com o PMDB, depois de sete anos de aliança, e abriu uma crise com os peemedebistas fluminenses.

O presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani, liderou uma dissidência no partido e passou a apoiar o provável candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves.

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, e seu antecessor, Sérgio Cabral, declararam apoio a Dilma Rousseff.

"Não há como conviver mais com uma política defasada com esta. E, neste sentido, Lindbergh, a nossa militância vai para a rua, para o debate, para trabalhar a unidade política e com garra popular", disse Jandira ao pré-candidato petista em encontro conjunto do PCdoB com o PT, na tarde desta segunda, transmitido em tempo real nas redes sociais pelas duas legendas.

A deputada foi convidada a disputar o Senado na chapa de Lindbergh.

"O PCdoB vai estudar a proposta do Senado. Ela me inspira muito. Me inspira porque a mulher precisa ser protagonista na política", disse Jandira.

Lindbergh afirmou que a aliança PT-PCdoB "é a largada de um processo para construir uma grande frente popular" no estado.

"Nós temos que lutar por grandes transformações, mostrar que o Rio não é só o Rio de Janeiro do cartão postal. Nós temos que olhar para todos. É preciso um grupo de forças que consiga construir um novo pacto com a sociedade", discursou Lindbergh.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosEleiçõesEleições 2014PCdoB

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul