Brasil

Paulistano não crê nos Três Poderes, diz pesquisa

Pesquisa do Datafolha mostra que a descrença nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário é a maior em dez anos em São Paulo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 11h19.

São Paulo – Os Três Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) estão em baixa no conceito dos paulistanos, segundo pesquisa Datafolha divulgada hoje no jornal Folha de S. Paulo.

A pesquisa realizada ontem com 805 paulistanos mostra que apenas 19% deles acham que o poder Executivo (ministérios e Presidência) tem prestígio. Há dez anos, essa porcentagem era de 51%. Os que acham que o Executivo não tem nenhum prestígio representam 24% dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Judiciário, um dos poucos poderes que ainda não tiveram prédios depredados nas manifestações que ocorrem em todo país, tem uma baixa taxa de prestígio: apenas 20% dos paulistanos crê muito nas instituições jurídicas brasileiras. Dezesseis por cento acham que elas não têm nenhum prestígio.

Em 2003, o poder Legislativo era mal avaliado por 17% dos entrevistados. Agora, a situação está pior para o Congresso, já que 44% dos paulistanos acham que a instituição não tem nenhum prestígio – o maior percentual entre todos. 

A “instituição” que lidera no percentual de “muito prestígio” são as redes sociais. Sessenta e cinco por cento dos paulistanos crê no que vê em sites como Facebook e Twitter. A imprensa aparece a seguir, com 61%. Em terceiro lugar, a instituição com mais prestígio é a Igreja Católica, segundo 35% dos paulistanos.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDatafolhaEmpresasFolha de S.PauloInternetJornaisMetrópoles globaisRedes sociaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações