Brasil

Paulinho da Força assina manifesto de apoio a Lula

Aliado de Lula durante o governo do PT, Paulinho foi um dos principais defensores do impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff

Paulinho da Força: Paulinho justificou a adesão ao manifesto com o argumento de que "Lula só pode ser afastado pelo voto popular" (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Paulinho da Força: Paulinho justificou a adesão ao manifesto com o argumento de que "Lula só pode ser afastado pelo voto popular" (Antonio Cruz/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de janeiro de 2018 às 18h50.

São Paulo - O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, presidente do Solidariedade e da Força Sindical, assinou o manifesto "Eleição sem Lula é Fraude" que defende o direito de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser candidato na eleição presidencial deste ano.

Aliado de Lula durante o governo do PT, Paulinho foi um dos principais defensores e articuladores do impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff.

Segundo aliados do parlamentar, Paulinho justificou a adesão ao manifesto com o argumento de que "Lula só pode ser afastado pelo voto popular" e não por decisões judiciais.

O ex-presidente foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão em primeira instância no caso do triplex do Guarujá. No dia 24 o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) vai julgar a apelação da defesa de Lula. Se a condenação for confirmada o petista pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficar inelegível.

O manifesto "Eleição sem Lula é Fraude" foi elaborado pelo ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim e conta com mais de 150 mil assinaturas, entre elas as do linguista Noam Chomsky e do cineasta Oliver Stone.

Paulinho não é o único possível adversário de Lula a assinar o documento. A deputada estadual Manuela d'Ávila (PCdoB-RS), pré-candidata pelo PCdoB, e o líder sem-teto Guilherme Boulos, que negocia a possibilidade de ser candidato pelo PSOL, também firmaram o manifesto.

Artistas

Na semana que antecede o julgamento no TRF-4 Lula vai participar de duas reuniões com artistas e intelectuais em São Paulo, no dia 15, e no Rio, dia 16.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Impeachment de Dilma RousseffLuiz Inácio Lula da SilvaPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas