Brasil

Passaportes sem item de segurança são ameaça, diz federação

A produção de passaportes sem a perfuração da numeração poderá colocar em risco a segurança nos Jogos Olímpicos, pois facilitaria a falsificação, diz federação


	Passaporte: alerta foi divulgado pela Federação Nacional dos Policiais Federais
 (ThinkStock)

Passaporte: alerta foi divulgado pela Federação Nacional dos Policiais Federais (ThinkStock)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2016 às 18h55.

A produção de uma série de passaportes, pela Casa da Moeda, sem a perfuração da numeração poderá colocar em risco a segurança nos Jogos Olímpicos, pois isso facilitaria a falsificação do documento.

O alerta foi divulgado hoje (4) pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Em nota à imprensa, a Fenapef diz que vê com preocupação a autorização da produção pela Casa da Moeda de passaportes sem itens de segurança. Segundo a federação, a falta de tais itens facilitará a falsificação dos passaportes, com implicações para a segurança pública nos Jogos Olímpicos.

“Criminosos procurados poderão deixar [o Brasil] e terroristas poderão ingressar no país com mais facilidade”, afirma a Fenapef na nota.

O presidente da entidade, Luiz Boudens, teme que isso resulte em  aumento no mercado negro de passaportes.

Em comunicado divulgado na semana passada, a A Casa da Moeda informou que o passaporte não teria a perfuração, mas manteria os demais itens de segurança.

A produção de uma série especial ocorreu para agilizar a impressão do documento, prejudicada pela avaria no equipamento perfurante, o que chegou a paralisar a feitura do documento.

“O documento não terá a numeração perfurada, mas manterá todos os demais itens de segurança, inclusive o chip com os dados do solicitante e a validade de 10 anos. O Departamento de Polícia Federal autorizou a produção, e o Ministério das Relações Exteriores está encarregado de fazer a ampla divulgação internacional para garantir o trânsito no exterior”, dizia a nota divulgada pela Casa da Moeda.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsportesMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasRio de Janeiroseguranca-digital

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso