Brasil

Passaportes sem item de segurança são ameaça, diz federação

A produção de passaportes sem a perfuração da numeração poderá colocar em risco a segurança nos Jogos Olímpicos, pois facilitaria a falsificação, diz federação


	Passaporte: alerta foi divulgado pela Federação Nacional dos Policiais Federais
 (ThinkStock)

Passaporte: alerta foi divulgado pela Federação Nacional dos Policiais Federais (ThinkStock)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2016 às 18h55.

A produção de uma série de passaportes, pela Casa da Moeda, sem a perfuração da numeração poderá colocar em risco a segurança nos Jogos Olímpicos, pois isso facilitaria a falsificação do documento.

O alerta foi divulgado hoje (4) pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Em nota à imprensa, a Fenapef diz que vê com preocupação a autorização da produção pela Casa da Moeda de passaportes sem itens de segurança. Segundo a federação, a falta de tais itens facilitará a falsificação dos passaportes, com implicações para a segurança pública nos Jogos Olímpicos.

“Criminosos procurados poderão deixar [o Brasil] e terroristas poderão ingressar no país com mais facilidade”, afirma a Fenapef na nota.

O presidente da entidade, Luiz Boudens, teme que isso resulte em  aumento no mercado negro de passaportes.

Em comunicado divulgado na semana passada, a A Casa da Moeda informou que o passaporte não teria a perfuração, mas manteria os demais itens de segurança.

A produção de uma série especial ocorreu para agilizar a impressão do documento, prejudicada pela avaria no equipamento perfurante, o que chegou a paralisar a feitura do documento.

“O documento não terá a numeração perfurada, mas manterá todos os demais itens de segurança, inclusive o chip com os dados do solicitante e a validade de 10 anos. O Departamento de Polícia Federal autorizou a produção, e o Ministério das Relações Exteriores está encarregado de fazer a ampla divulgação internacional para garantir o trânsito no exterior”, dizia a nota divulgada pela Casa da Moeda.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsportesMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasRio de Janeiroseguranca-digital

Mais de Brasil

Mancha de poluição no rio Tietê cresce 29% em 2024, 3ª alta anual consecutiva

'Perigo': Inmet alerta para tempestades no Sul e baixa umidade no centro do país; veja previsão

Maduro afirma que Edmundo González 'pediu clemência' para deixar a Venezuela

Volta do horário de verão pode gerar economia de R$ 400 milhões, diz ministro