Brasil

Passageiros podem acompanhar desembarque de malas por câmera

O sistema, chamado de “De Olho na Mala”, conta com câmeras que captam imagens dos funcionários movimentando as bagagens


	Homem puxando mala: outra recomendação é que os passageiros chequem o peso de suas malas antes de chegar ao balcão de despacho das bagagens
 (Sean Gallup/Getty Images)

Homem puxando mala: outra recomendação é que os passageiros chequem o peso de suas malas antes de chegar ao balcão de despacho das bagagens (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2012 às 14h43.

Rio de Janeiro – Passageiros que vão passar pelos aeroportos brasileiros neste final de ano poderão acompanhar, em tempo real, o trajeto de sua mala, do bagageiro do avião até a esteira de desembarque. O sistema, chamado de “De Olho na Mala”, conta com câmeras que captam imagens dos funcionários movimentando as bagagens e monitores que mostram essas imagens aos passageiros.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 37 aeroportos do país já contam com o sistema, entre eles Antonio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro; Confins, em Belo Horizonte; e os de Curitiba, Fortaleza, Natal e Manaus.

Em pelo menos dois aeroportos, de Curitiba e Londrina, no Paraná, os passageiros também podem comer em lanchonetes populares, que têm alguns produtos com preços controlados. Lanchonetes semelhantes estão sendo implantadas no Recife e em Natal.

Para evitar problemas nos aeroportos brasileiros, que devem receber 25,7 milhões de passageiros entre dezembro deste ano e janeiro de 2013, haverá reforço de pessoal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero, da Polícia Federal e da Receita Federal.

As companhias aéreas também se comprometeram a reforçar o pessoal no check in, colocar aeronaves reservas e não vender mais passagens do que a capacidade do avião (prática conhecida como overbooking).

A Associação Brasileira de Empresas Aéreas pede que os passageiros façam check in em casa, pela internet, para evitar filas nos aeroportos. Outra recomendação é que os passageiros chequem o peso de suas malas antes de chegar ao balcão de despacho das bagagens.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoAviõesEmpresas estataisEstatais brasileirasInfraeroServiçosSetor de transporteTransportesVeículos

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto