Brasil

Parlamentares visitam instalações de estádio em Brasília

"É da competência da Câmara dos Deputados avaliar [as condições do estádio] porque o Brasil vai estar em foco. Nossa participação é necessária", disse deputado


	Parlamentares no Estádio Nacional: deputados visitaram todas as áreas do estádio, dentre elas o centro de comando e controle que conta com 400 câmeras para vigiar toda a área interna
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Parlamentares no Estádio Nacional: deputados visitaram todas as áreas do estádio, dentre elas o centro de comando e controle que conta com 400 câmeras para vigiar toda a área interna (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2014 às 15h07.

Brasília - A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados visitou hoje (23), o Estádio Nacional de Brasília, na primeira de uma série de visitas pelos estádios da Copa do Mundo. Em março a comissão criou uma subcomissão permanente para fiscalização e controle dos recursos públicos federais destinados à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016.

O presidente da comissão, deputado Damião Feliciano (PDT-PB), avaliou a visita ao local, a apenas 50 dias da Copa do Mundo. "É da competência da Câmara dos Deputados avaliar [as condições do estádio] porque o Brasil vai estar em foco. Nossa participação é necessária", explicou.

Os deputados visitaram todas as áreas do estádio, dentre elas o centro de comando e controle que conta com 400 câmeras para vigiar toda a área interna e também os estacionamentos externos do local. Além disso, os parlamentares tiveram acesso aos estacionamentos dos ônibus das seleções e ao gramado.

O Estádio Nacional de Brasília tem custo avaliado, até o momento, em R$ 1,4 bilhão, sendo o mais caro dos 12 estádios da Copa. Sobre a variação dos custos, o secretário extraordinário da Copa, Cláudio Monteiro disse que há um contrassenso. "Eu não posso ter as instalações, inclusive as cadeiras mais baratas do país, o cabeamento mais barato do país, o metro cúbico de concreto mais barato do país, o metro quadrado da lona da cobertura mais barata do país e ser o mais caro", afirmou Monteiro.

O estádio Mané Garrincha vai sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo marcado para o dia 23 de junho às 17h. Além de mais seis jogos do campeonato mundial.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCopa do MundoEsportesEstádiosFutebolPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas