Brasil

Paraná cresce 7% nos primeiros cinco meses de 2025, impulsionado pela indústria

Estado registrou o maior crescimento econômico do país no período, segundo estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes)

Paraná: alta foi impulsionada pela indústria, que avançou 5,7% de janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, ficando atrás apenas do Pará, com 9,6%. (Freepik)

Paraná: alta foi impulsionada pela indústria, que avançou 5,7% de janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, ficando atrás apenas do Pará, com 9,6%. (Freepik)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 24 de julho de 2025 às 10h32.

A economia do Paraná cresceu 7% nos primeiros cinco meses de 2025. Com o resultado, o estado registrou o maior crescimento econômico do país no período, segundo estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

A alta foi impulsionada pela indústria, que avançou 5,7% de janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, ficando atrás apenas do Pará, com 9,6%.

Além disso, o Paraná teve a segunda maior variação no acumulado de 12 meses, com um crescimento de 6,4% entre junho de 2024 e maio de 2025, em relação ao ano anterior.

O setor varejista do estado cresceu 3% nos primeiros cinco meses de 2025, enquanto a média nacional foi de 1,1%, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio. O segmento de vendas de móveis e eletrodomésticos teve alta de 10,5%, e o turismo registrou crescimento de 5,7%.

Mercado de trabalho

O estado foi o terceiro que mais gerou empregos no Brasil entre janeiro e maio de 2025, com 84.882 novos postos formais de trabalho — o crescimento foi registrado em 81,7% das cidades do Paraná.

Depois do Paraná aparecem no ranking Santa Catarina (6,1%), Goiás (6%) e Pará (5,6%).

O Índice de Atividade Econômica Regional é uma das ferramentas utilizadas para medir o ritmo da economia e antecipa tendências do Produto Interno Bruto (PIB).

Acompanhe tudo sobre:ParanáEconomiaVarejo

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump