Brasil

Paracetamol varia até 3.800% em uma mesma cidade do Brasil

No Brasil, a diferença de preço entre o mesmo medicamento genérico pode chegar a 5.436% entre uma capital e outra; veja o infográfico


	Entre os medicamentos genéricos, a maior diferença de preço verificada foi no Paracetamol
 (Arquivo)

Entre os medicamentos genéricos, a maior diferença de preço verificada foi no Paracetamol (Arquivo)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 12 de julho de 2016 às 07h36.

São Paulo – Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) mostra que a diferença de preço entre o mesmo medicamento genérico pode chegar a 5.436% entre uma capital brasileira e outra. O levantamento foi realizado em 342 farmácias distribuídas em 16 das principais cidades de todas as regiões do país.

A pesquisa também revela que a diferença de valores está aumentando com o tempo: em setembro de 2015, quando foi feita a primeira edição do estudo, a variação dos preços nas drogarias de uma capital a outra chegava “apenas” a 1.970%.

Dentro de uma mesma cidade, destaque para Curitiba, capital do Paraná, onde o analgésico Paracetamol — utilizado no tratamento de dores e febre — tem uma variação de preços superior a 3.868% entre um estabelecimento e outro dentro do município.

De acordo com o diretor do estudo, Marcus Vinicius Andrade, essa diferença de preços está baseada principalmente no poder de compra e negociações das redes ou distribuidoras com os laboratórios farmacêuticos. "Logística, tarifação de impostos e o perfil de loja são outros fatores influenciadores", diz.

Segundo ele, no atual momento de crise econômica, o consumidor precisa redobrar a atenção quanto aos valores ofertados. Neste caso, o hábito de pesquisar as diferenças de preços em supermercados deve ser replicado na ida à farmácia.

Veja, no infográfico, onde é preciso ter mais atenção na hora de comprar um remédio.

//e.infogr.am/js/embed.js?RAQ

*Atualizada no dia 12/07/2016 às 7h30
Acompanhe tudo sobre:GenéricosRemédiosSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Moraes teve 'sabedoria' ao levar aumento do IOF para conciliação, diz Alckmin

Brasil assina carta de intenções com gigante chinesa de energia que envolve minerais nucleares

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes

Decisão da Justiça dá aval para concessionária do Ibirapuera cobrar taxa de assessoria esportiva