Brasil

Para Temer, SUSP estará incorporado ao vocabulário como SUS

O SUSP integra informações de inteligência e sobre criminalidade e padroniza a formatação de dados como registros de ocorrência

Michel Temer: "Tínhamos ciência de que não era o bastante apenas criar o Ministério da Segurança Pública, era preciso dotá-lo de recursos" (Leonardo Benassatto/Reuters)

Michel Temer: "Tínhamos ciência de que não era o bastante apenas criar o Ministério da Segurança Pública, era preciso dotá-lo de recursos" (Leonardo Benassatto/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de junho de 2018 às 19h13.

Brasília - O presidente Michel Temer acredita que, em breve, o Sistema Único de Segurança Público (SUSP), será "incorporado ao vocabulário dos brasileiros", assim como o Sistema Único de Saúde (SUS).

A comparação foi feita durante cerimônia de sanção da lei que cria o Susp, nesta segunda-feira, 11, no Palácio do Planalto. "Hoje damos um passo importantíssimo para garantir tranquilidade ao povo", afirmou o presidente.

Na ocasião, Temer também assinou medida provisória que direciona parte da arrecadação das loterias federais esportivas para o Ministério Extraordinário da Segurança Pública.

"Tínhamos ciência de que não era o bastante apenas criar o Ministério da Segurança Pública, era preciso dotá-lo de recursos".

Segundo Temer, as medidas são "quase uma ousadia" do governo por tentarem realizar a integração da segurança em todos os Estados.

O SUSP integra informações de inteligência e sobre criminalidade e padroniza a formatação de dados como registros de ocorrência. As forças de segurança pública estaduais, polícias civil e militar, devem passar a atuar de forma conjunta em operações com órgãos federais.

Temer declarou ainda que o "drama da violência faz parte do cotidiano dos brasileiros" e disse que a violência é uma "inaceitável tragédia humana". "Somos todos vítimas de uma criminalidade cada vez mais sofisticada e isso exige um combate sofisticado."

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerMinistério da Segurança PúblicaSegurança pública

Mais de Brasil

Donald Trump mira e a 25 de Março reage: como comerciantes avaliam investigação dos EUA

Bolsonaro será preso? Entenda os próximos passos do processo no STF

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa