Brasil

Para Sintusp, repressão lembra ditadura

Diretor do sindicato disse que o confronto entre a PM e os grevistas foi "uma das maiores repressões da história da universidade"


	Funcionários e alunos da USP durante um protesto na entrada do campus no Butantã
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Funcionários e alunos da USP durante um protesto na entrada do campus no Butantã (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2014 às 21h33.

São Paulo - O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) Magno de Carvalho afirmou, em coletiva na tarde desta quarta-feira, 20, que o confronto entre a PM e os grevistas foi "uma das maiores repressões da história da universidade".

"Sofremos o nosso maior ataque desde a ditadura", afirmou.

O Sintusp disse que em março entregou ao reitor suas reivindicações, "sem resposta". A diretora do Diretório Central dos Estudantes Marcela Carbone informou que em abril o DCE protocolou pedido de reunião com a reitoria, também sem retorno.

Tanto Sintusp quanto DCE reiteraram que o plano apresentado pelo reitor - que inclui demissão voluntária, transferência de dois hospitais universitários para o Estado e redução de jornada e de salários de servidores - promoverá a "perda de qualidade" da USP.

Carvalho lembrou que "a Justiça está mandando negociar. Pode ser que o tiro deles (reitoria) saia pela culatra", falou, em referência à reunião de ontem à tarde no Tribunal Regional do Trabalho a pedido da reitoria, cujos resultados serão debatidas em assembleia hoje, às 10h, em frente à reitoria.

Apesar da manifestação, algumas unidades, como a Escola Politécnica, funcionaram normalmente. Outras aderiram à greve, como a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

No início da tarde, a base comunitária da PM e uma viatura no portão 3, próximo ao Hospital Universitário, eram mantidas.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEnsino superiorFaculdades e universidadesGrevesUSP

Mais de Brasil

Governo Lula quer fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH ainda este ano

Lula veta trecho de lei que reduzia pena mínima para lavagem de dinheiro

STF encerra interrogatório de 31 réus da trama golpista

Brasil tem duas cidades entre as 10 melhores da América da Latina para estudar; saiba quais são