Brasil

Teto de gastos públicos

No EXAME Fórum, que acontece ao longo desta sexta-feira, o presidente Michel Temer falou sobre a importância da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece um teto de gastos para o governo. A premissa é garantir que não se gaste mais do que se tem em caixa e só permitir aumentos de […]

dinheiro (WEB/Divulgação)

dinheiro (WEB/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2016 às 10h07.

Última atualização em 22 de junho de 2017 às 18h26.

No EXAME Fórum, que acontece ao longo desta sexta-feira, o presidente Michel Temer falou sobre a importância da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece um teto de gastos para o governo. A premissa é garantir que não se gaste mais do que se tem em caixa e só permitir aumentos de acordo com a inflação, impedindo crescimentos reais de investimentos — a não ser que haja cortes em outras áreas.

Nesse esforço para controlar gastos, há alvos bastante óbvios – e eles não são necessariamente os que estampam manchetes de jornais. Enquanto os gastos com a Previdência sobrecarregam 7% mais o orçamento do que há dez anos, os gastos do governo federal pesam 24% mais e já correspondem a mais de 10% do PIB. Enquanto isso, a reforma no sistema que atende aposentados e pensionistas é considerada prioritária e deve ser encaminhada ao Congresso nas próximas semanas. Confira, abaixo, a evolução das despesas primárias do governo federal.

http://infogr.am/ca5fed3e-cea5-4dc3-97a9-4103b6301ac2

Acompanhe tudo sobre:Exame Hoje

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes sociais por conteúdos publicados

Lula sanciona lei que cria cadastro nacional de condenados por crimes sexuais

Congresso deve votar Orçamento até dezembro e espera liberação de emendas para os próximos dias