Brasil

Para MPF, transferência da Funai é inconstitucional

Mudança da fundação para a pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ocorre através de MP que precisa ser aprovada no Congresso

Indígenas: medida de governo Bolsonaro muda Funai para Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Ueslei Marcelino/Reuters)

Indígenas: medida de governo Bolsonaro muda Funai para Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de março de 2019 às 08h09.

São Paulo - A 6.ª Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal emitiu nota técnica na qual defende a inconstitucionalidade da Medida Provisória 870/2019, que transferiu a Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O MPF diz que a política indigenista instituída pela Medida Provisória "afronta o estatuto constitucional indígena e viola o direito dos povos originários à consulta prévia, previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:IndígenasFunaiMinistério das Mulheres

Mais de Brasil

Laudo aponta que baixa temperatura causou explosão em fábrica da Enaex no Paraná

Lula se prepara para viajar aos EUA após rebater Trump sobre condenação de Bolsonaro

CPI do INSS: suspeito de liderar fraudes em descontos será ouvido nesta segunda-feira, 15

Queimadas em São Paulo: Defesa Civil prevê 'semana crítica'