Brasil

Para Fiesp, elevação do PIB deve ser vista com cautela

Paulo Skaf alertou para queda do PIB industrial no final do ano e reclamou da alta de juros

Para Skaf, a alta dos juros podem fazer o Brasil perder a chance de crescer (Germano Luders/EXAME)

Para Skaf, a alta dos juros podem fazer o Brasil perder a chance de crescer (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2011 às 18h22.

São Paulo – O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, afirmou que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é uma boa notícia para o país e para a indústria. No entanto, ele disse que o crescimento de 7,5% anunciado hoje (3) deve ser visto com cautela.

“O PIB industrial fechou 2010 com alta de 10,4%, mas os resultados anualizados escondem a fraca performance do último trimestre do ano passado, que teve retração de 0,3%”, observou Skaf, em nota. Ele ressaltou ainda que a base de comparação é baixa. “O Brasil estava saindo da crise econômica mundial em 2009. Não podemos nos iludir.”

Skaf afirmou também que os resultados da atividade econômica já apontam um desempenho próximo a zero nos primeiros dois meses de 2010. “Isso é consequência das medidas de contenção de crédito tomadas pelo governo em dezembro do ano passado e janeiro deste ano.”

Ele ressaltou ainda que situação poderá ser agravada pela alta dos juros, que contabiliza 1 ponto percentual desde o começo de 2011, saindo de 10,75% em dezembro para os 11,75% anunciados ontem (2) pelo Banco Central.

Com isso, segundo Skaf, o Brasil corre o risco de perder uma grande oportunidade de crescimento. “É provável que o PIB nacional em 2011 fique entre 3% e 4%. E o crescimento industrial pode estagnar entre 2 e 3%. Isso é lastimável.”

O PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, fechou 2010 com crescimento de 7,5 % em relação ao ano anterior. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje os dados, esse é o maior resultado desde 1986, quando a economia também teve expansão de 7,5%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIBFiesp

Mais de Brasil

Conheça Alfredo Gaspar, deputado que assume relatoria da CPMI do INSS

CPI aprova ouvir 55 pessoas, como Careca do INSS, Lupi e ex-ministros da Previdência

Moraes amplia prazo e dá até segunda para PGR se manifestar sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Motta decide incluir ‘PEC da Blindagem’ e fim do foro na pauta da Câmara