Brasil

Para Fernando Henrique, Tombini é "muito competente"

Para o ex-presidente da República, Alexandre Tombini é um técnico "discreto e muito competente"

Alexandre Tombini trabalhou com Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 2002 (Branca Nunes/VEJA)

Alexandre Tombini trabalhou com Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 2002 (Branca Nunes/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2010 às 10h51.

São Paulo - Alexandre Tombini, que deve ser anunciado como futuro presidente do Banco Central, talvez já nesta quarta-feira, é um técnico "discreto e muito competente" que vai resistir a pressões políticas sobre a política monetária, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A escolha de Tombini para substituir Henrique Meirelles no governo Dilma Rousseff foi confirmada à Reuters na terça-feira por uma fonte próxima ao futuro governo.

Os mercados financeiros têm se mostrado mais voláteis nos últimos dias em meio a preocupações de que o escolhido por Dilma poderia ser suscetível a pressões políticas para baixar o juto básico do país.

Uma política monetária mais frouxa traria riscos, especialmente pelo histórico de inflação do país, e investidores estariam preocupados ainda que a saída de Meirelles poderia levar a menos autonomia para o banco.

O voto de confiança de Fernando Henrique (PSDB), que trabalhou com Tombini durante o período de seu governo (1995-2002), deve ajudar a diminuir as preocupações.

Fernando Henrique lembrou que Tombini, de 46 anos, participou na elaboração do sistema de metas de inflação, criado em 1999, quando o país enfrentava dura crise econômica e se viu forçado a deixar que o câmbio flutuasse livremente.

"Lembro que ele nos ajudou com vários problemas", disse Fernando Henrique. "Ele é um técnico discreto, muito competente".

Perguntado se Tombini seria suscetível a pressões políticas como presidente do BC, Fernando Henrique disse: "Não, eu duvido. Ele tem uma longa história no Banco Central".

Tombini, que começou no BC em 1995, é atualmente o diretor de Normas da instituição.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre TombiniBanco CentralEconomistasFernando Henrique CardosoGoverno DilmaMercado financeiroPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amazonas: passo a passo para agendar online

Horário de verão vai voltar? Entenda a recomendação de comitê do governo e os próximos passos

PF investiga incêndios criminosos no Pantanal em área da União alvo de grilagem usada para pecuária