Brasil

Para Dilma, Brasil superou o "complexo de vira-lata"

"Hoje temos muito autoestima e olhamos todos de igual para igual", disse a presidente


	Dilma Rousseff: a presidente garantiu que o governo federal está dando condições para que as grandes cidades brasileiras construam redes metroviárias
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Dilma Rousseff: a presidente garantiu que o governo federal está dando condições para que as grandes cidades brasileiras construam redes metroviárias (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2013 às 14h48.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff citou nesta sexta-feira a expressão do dramaturgo Nelson Rodrigues, Dilma afirmou que existia no Brasil um "complexo de vira-lata", que foi superado nos últimos dez anos.

"Eu tenho certeza que nesses últimos dez anos esse complexo desapareceu. Hoje temos muito autoestima e olhamos todos de igual para igual", ressaltou. A presidente garantiu que o governo federal está dando condições para que as grandes cidades brasileiras construam redes metroviárias.

Falando em cerimônia de repactuação do Programa Brasil sem Miséria com o Rio Grande do Sul e de formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a presidente classificou o metrô como a "única forma racional de transporte coletivo de massa que está à altura do País".

Ela disse que a falta de investimentos em metrô, no passado, exemplifica a existência desse complexo. "Na década de 80, tentaram fazer metrô no Brasil, e tinha gente que falava que metrô é coisa de gente rica."

O resultado dessa falta de investimentos no sistema metroviário, continuou a presidente, é a precariedade de estrutura de mobilidade nas grandes metrópoles do País.

"É por isso que o nosso governo está dando condições para todas as grandes cidades fazerem metrô", disse, citando os casos de Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Fortaleza. Ao finalizar seu discurso, Dilma disse que o governo federal está "escancarando as portas para que todos os brasileiros e brasileiras entrem nos benefícios desse enorme País".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDilma RousseffGoverno DilmaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas