Brasil

Para combater falsificações, CNH ganha novo visual em 2017

Nova versão da Carteira Nacional de Habilitação passará a ser emitida em janeiro de 2017. Mudanças buscam inibir a falsificação do documento

Carros estacionados (Top Photo Corporation/Thinkstock)

Carros estacionados (Top Photo Corporation/Thinkstock)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 21 de dezembro de 2016 às 12h47.

São Paulo – A partir de janeiro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganhará cara nova. A reforma não é somente estética, ela traz novos parâmetros de segurança para dificultar a falsificação do documento.

A mudança foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em maio de 2016 e o prazo para que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) se adaptem às novas regras termina no próximo dia 31 de dezembro. Com isso, os documentos expedidos a partir de janeiro de 2017 virão dentro das novas normas.

Algumas mudanças devem chamar bastante a atenção. A coloração da tinta usada na barra superior (que hoje é azulada) vai mudar. Com a nova CNH, essa tinta será preta e terá informações um pouco diferentes das atuais.

Na parte superior, estarão impressos o Brasão da República, um desenho do mapa brasileiro com variação óptica e também o mapa do Estado emissor do documento. Outras pequenas mudanças também chegam, como a adoção de tinta com fluorescência sob luz UV ou a holografia na parte inferior do documento.

Vale lembrar que as mudanças chegarão para documentos emitidos a partir de janeiro de 2017. A versão atual do documento continuará valendo até que ele atinja a validade. Todo o processo de emissão também continuará o mesmo.

O documento virá com novas informações também. A nova CNH terá um total de três números. Dois deles são nacionais (Registro Nacional e Número do Espelho da CNH) e outro, estadual (número do formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados).

O Brasil emite cerca de 800 mil habilitações a cada ano.

Veja abaixo como ficará a nova CNH.

Mudanças que serão aplicada à nova CNH

- (Contran)

Acompanhe tudo sobre:BrasilCarteira de habilitação (CNH)

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas