Brasil

Para Alckmin, pior período da estiagem já passou

Governador reiterou que o esgoto da Grande São Paulo será tratado para a produção de água para consumo humano, a partir de dezembro de 2015


	Alkcmin: duas Estações de Produção de Água de Reúso serão construídas, diz governador
 (Alexandre Carvalho/ A2 Fotografia)

Alkcmin: duas Estações de Produção de Água de Reúso serão construídas, diz governador (Alexandre Carvalho/ A2 Fotografia)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2014 às 15h20.

Santos - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse nesta quinta-feira, 6, em Santos que o período mais crítico da estiagem já passou e que a crise hídrica está com seus dias contados, em razão das providências que estão sendo tomadas pelo governo do estado contra o desabastecimento de água.

Alckmin reiterou que o esgoto da Grande São Paulo será tratado para a produção de água para consumo humano, a partir de dezembro de 2015, a fim de reduzir a dependência do Sistema Cantareira.

Com a medida, serão produzidos 3 mil litros de água por segundo, suficientes para abastecer 900 mil pessoas.

De acordo com o governador, duas Estações de Produção de Água de Reúso (Epar) serão construídas para, primeiro, tratar o esgoto e, depois, despejar a água na Represa do Guarapiranga, na zona sul da capital, e no Rio Cotia, em Barueri, também na Grande São Paulo, que são os dois mananciais responsáveis pelo abastecimento de boa parte da população da capital.

Ele disse que o tratamento é bastante seguro e que proporciona 99% de pureza da água, em condições de ser despejada nas represas.

Temporada

Questionado sobre um eventual desabastecimento de água na Baixada Santista e no litoral, com a chegada dos turistas, Alckmin descartou qualquer risco.

"A Sabesp investiu R$ 500 mil em obras de grande porte na região, com melhorias nas estações Mambu/Rio Branco, que vai garantir água para as cidades do litoral sul, até Praia Grande, e em Jurubatuba, que atende Guarujá e região", informou.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaCrises em empresasGeraldo AlckminGovernadoresPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSecas

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto