Brasil

Para 53%, sediar Copa foi decisão errada, diz pesquisa

De acordo com o levantamento "Brasil além da bola", 39% dos entrevistados acreditam que a imagem do país no exterior ficará pior após o evento


	Copa 2014: 52% acham que legado deixado pelo evento para a imagem do Brasil será negativo
 (Marcos Brindicci/Reuters)

Copa 2014: 52% acham que legado deixado pelo evento para a imagem do Brasil será negativo (Marcos Brindicci/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2014 às 17h06.

São Paulo - Mais da metade dos brasileiros (53%) acredita que sediar a Copa do Mundo foi uma decisão equivocada. Além disso, 52% dos cidadãos acham que o legado deixado pelo evento para a imagem do Brasil será negativo. 

As percepções foram constatadas na pesquisa "Brasil além da bola", feita pela TNS Brasil, empresa global de pesquisa de mercado e opinião, em parceria com Lightspeed Research.

De acordo com o levantamento, que ouviu 968 pessoas em nove capitais entre maio e junho, 39% dos entrevistados acreditam que a imagem do país no exterior ficará pior após o evento.

Na comparação da Copa do Mundo com a Olimpíada de 2016, que será sediada no Rio de Janeiro, 42% acham que os dois eventos serão iguais e 38% acreditam que a disputa olímpica será "melhor ou muito melhor" do que a Copa.

Para o líder da área de pesquisa política e social da TNS Brasil, Paulo Cidade, críticas sobre a organização da Copa mudaram os sentimentos dos brasileiros.

"Quando o Brasil foi escolhido como país sede, em 2007, o objetivo inicial era mostrar a nova fase positiva do país, e que este momento teria ressonância na organização do mundial, porém a percepção final não é essa, sobretudo em função dos problemas envolvendo construção de estádios e questões polêmicas envolvendo a organização do evento", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEventosFutebol

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP