Brasil

Papa pede que fiéis rezem por ele e promete voltar em 2017

Em Aparecida, pontífice prometeu voltar no ano que serão comemorados os 300 anos desde que foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Papa Francisco recebe a estátua de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, do Arcebispo Raymundo Damasceno Assis em Aparecida do Norte (Stefano Rellandini/Reuters)

Papa Francisco recebe a estátua de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, do Arcebispo Raymundo Damasceno Assis em Aparecida do Norte (Stefano Rellandini/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2013 às 16h37.

Aparecida - O papa Francisco anunciou nesta quarta-feira, após celebrar no santuário de Aparecida a primeira missa de sua viagem ao Brasil, que vai voltar à cidade em 2017, quando serão comemorados os 300 anos desde que foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Francisco, no terceiro dia de sua viagem ao país, pediu por favor aos fiéis que lotaram o santuário que rezem por ele, e prometeu reecontrá-los daqui a quatro anos.

"Que Deus os abençoe, que Nossa Senhora Aparecida cuide de vós, e até 2017, que vou voltar", disse o papa à multidão que ficou do lado de fora da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, onde o pontífice celebrou a primeira missa de sua primeira viagem internacional desde a eleição, em março.

A imagem da santa, que dá nome ao santuário e está exposta no local, foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717.

"Peço um favor, com jeitinho, rezem por mim", acrescentou Francisco, que ainda pediu desculpas por não falar "brasileiro" e abençoou as pessoas que enfrentaram a chuva e o frio para vê-lo.

O pontífice argentino, de 76 anos, incluiu por desejo próprio a visita a Aparecida na agenda da viagem ao Brasil, que tem como motivo principal presidir as celebrações da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, até domingo.

Em sua homilia, o papa voltou a pedir um maior protagonismo da juventude na construção de um mundo melhor.

Desde sua eleição como líder da Igreja Católica, Francisco tem conquistado o coração dos fiéis com sua renúncia à pompa de seus predecessores.

Francisco deixou o Rio nesta quarta de manhã e partiu de avião até São José dos Campos, de onde embarcou em um helicóptero até Aparecida. Inicialmente, o papa seguiria de helicóptero do Rio até o santuário, mas o mau tempo na capital fluminense provocou a mudança de planejamento.

À tarde, o papa voltará ao Rio de Janeiro, onde vai visitar um hospital utilizado para o tratamento de dependentes químicos. A partir de quinta-feira Francisco terá uma maratona de missas e celebrações da Jornada Mundial da Juventude.

O santuário em Aparecida é visitado anualmente por mais de 10 milhões de fiéis brasileiros. Os papas João Paulo 2o e Bento 16 também estiveram no santuário para venerar uma pequena imagem da Virgem Maria que, segundo a tradição, foi encontrada no século 18 por pescadores.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPapa FranciscoPapasReligião

Mais de Brasil

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'