Brasil

Papa não vê diferença entre Guaratiba e Copacabana

Segundo porta-voz, pontífice está mais interessado na presença da juventude

Funcionários preparam o local onde aconteceria parte da Jornada Mundial da Juventude em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, em 17 de julho (Sergio Moraes/Reuters)

Funcionários preparam o local onde aconteceria parte da Jornada Mundial da Juventude em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, em 17 de julho (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2013 às 18h35.

Rio de Janeiro - O papa Francisco não vê diferença entre Guaratiba e Copacabana para a realização da vigília com jovens e a missa campal no fim de semana, que seriam no bairro da zona oeste, mas foram transferidas para a praia, disse nesta sexta-feira o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, acrescentando que o pontífice está mais interessado na presença da juventude.

A chuva que caiu no Rio de Janeiro entre terça e quinta-feira transformou o chamado Campus Fidei, em Guaratiba, em um grande lamaçal, o que dificultaria o acesso ao local e a permanência de milhares de peregrinos.

Na quinta-feira, as autoridades cariocas anunciaram a transferência dos eventos para Copacabana, deixando sem uso uma estrutura gigantesca construída especialmente para o encontro de jovens católicos na zona oeste.

"Para o papa não tem nenhuma diferença. Para ele é o mesmo, e o mais importante é que os jovens estão aqui, que desejam estar com ele", disse o porta-voz a jornalistas.

Lombardi disse desconhecer o valor do investimento feito no Campus Fidei. Segundo a Prefeitura do Rio, não houve dinheiro público destinado à preparação do interior do local, que foi erguido com recursos da Igreja, da venda de kits para peregrinos e de patrocinadores da JMJ.

"Honestamente não tenho nenhuma informação dos aspectos de organização, não sei absolutamente nada", disse.

Apesar da mudança de última hora, e de problemas enfrentados por peregrinos para o deslocamento pela cidade, especialmente no acesso e saída de Copacabana, Lombardi disse que a Igreja está satisfeita com a organização do evento.

"Para o Vaticano, a JMJ é um sucesso", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaJornada Mundial da JuventudePapa FranciscoPapas

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas