Brasil

Papa Francisco pronunciará 17 homilias e discursos na JMJ

Jornada Mundial da Juventude começará em 22 de julho e no aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim o pontífice será recebido pela presidente Dilma Rousseff


	Primeiro discurso do papa no Brasil será no aeroporto
 (REUTERS/Giampiero Sposito)

Primeiro discurso do papa no Brasil será no aeroporto (REUTERS/Giampiero Sposito)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2013 às 12h18.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco realizará 17 discursos públicos, entre pronunciamentos, homilias e saudações, durante sua visita ao Rio de Janeiro e à Basílica de Nossa Senhora Aparecida por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que começará em 22 de julho.

Francisco partirá de Roma às 8h45 locais (3h45 de Brasília) de 22 de julho com destino ao Rio de Janeiro, onde chegará às 16h.

No aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim o pontífice será recebido pela presidente Dilma Rousseff e dali seguirá para o Palácio Guanabara, onde ocorrerá uma cerimônia oficial. No local, Francisco fará o primeira de seus 17 discursos durante a viagem.

Às 17h40, o papa se reunirá a sós com Dilma no palácio. Francisco se alojará na Residência Assunção, propriedade da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no Sumaré. Na terça-feira, dia 23 de julho, o religioso descansará.

Na quarta-feira, 24 de julho, Francisco partirá às 8h15 ao santuário de Nossa Senhora de Aparecida, a 200 quilômetros do Rio de Janeiro, onde chegará uma hora depois.

Após venerar a imagem de Nossa Senhora na 'Sala dos 12 Apóstolos', o papa realizará uma missa na basílica do santuário.

Às 13h, almoçará com os bispos e religiosos no seminário Bom Jesus, em Aparecida.

À tarde, voltará para o Rio de Janeiro, onde chegará às 17h25. Uma hora mais tarde, visitará o hospital São Francisco de Assis da Providência, destinado a jovens indigentes, drogados e alcoólatras.

Na quinta-feira, 25 de julho, às 9h45, o papa receberá a chave da cidade do Rio de Janeiro na prefeitura e abençoará as bandeiras olímpicas.

Às 11h, Francisco visitará a comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, e às 18h será recebido oficialmente por centenas de milhares de pessoas em Copacabana.

Na sexta-feira, dia 23, às 10h, confessará cinco jovens no Parque da Quinta da Boa Visa.

Às 11h30, irá se reunir com vários jovens presos no palácio São Joaquim. Às 12h, rezará o Ângelus na sacada do local.

Em seguida, cumprimentará o comitê organizador da JMJ e seus patrocinadores. Às 13h, almoçará com um grupo de jovens no palácio e às 18h comandará uma via-sacra na orla de Copacabana.

No sábado, dia 27, às 9h, celebrará uma missa na catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, e às 11h30 se reunirá com autoridades no Theatro Municipal.

Às 19h30, liderará a tradicional Vigília, considerado o momento mais emotivo da jornada, em Guaratiba.

No domingo, dia 28, às 10h, celebrará a missa da JMJ em Guaratiba e após a cerimônia recitará o Ângelus e anunciará a cidade que acolherá o próximo encontro mundial dos jovens católicos.

Às 16h, irá se reunir com o comitê de coordenação do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), que agrupa os bispos da América Latina e do Caribe.

Às 17h30, participará de encontro com voluntários da JMJ, e às 19h voltará para Roma, onde chegará na segunda-feira, 29 de julho, às 11h30. EFE

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasJornada Mundial da JuventudeMetrópoles globaisPapa FranciscoPapasRio de Janeiro

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia