Brasil

Papa emérito não participará de cerimônias de seu sucessor

Pela liturgia, a primeira missa do papa eleito deve ser formal e simples


	Bento XVI: com a eleição do sucessor, o ex-papa espera conseguir colocar em prática sua pretensão ao renunciar em 28 de fevereiro: viver em oração
 (REUTERS / Osservatore Romano)

Bento XVI: com a eleição do sucessor, o ex-papa espera conseguir colocar em prática sua pretensão ao renunciar em 28 de fevereiro: viver em oração (REUTERS / Osservatore Romano)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2013 às 11h23.

Vaticano – O papa emérito Bento XVI, 85 anos, não pretende participar das cerimônias que marcam o início do pontificado do seu sucessor. Sem mencionar detalhes, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse hoje (13) que as informações que tem são que Bento XVI “não participará das solenidades”.

Pela liturgia, a primeira missa do papa eleito deve ser formal e simples. O novo papa deve se vestir de branco, sem os paramentos e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, usado no dedo anular direito. A missa é considerada um momento marcante, pois nela o papa indica como será seu pontificado.

Em sua primeira missa como papa, Bento XVI disse que seu esforço no pontificado seria em favor da unidade da Igreja Católica Apostólica Romana e da promoção dos contatos e entendimentos com os representantes das diferentes comunidades eclesiásticas.

A cerimônia chamada de coroação deve ocorrer nos dias que se seguem à eleição do papa. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. A cerimônia costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.

Com a eleição do sucessor, Bento XVI espera conseguir colocar em prática sua pretensão ao renunciar em 28 de fevereiro: viver em oração. Até o final de abril, ele deverá morar em Castel Gandolfo, residência de verão dos papas, depois passará a viver em um mosteiro nos arredores do Vaticano. O local que servirá de moradia para Bento XVI está em reformas.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVICatólicosIgreja CatólicaPaíses ricosPapasVaticano

Mais de Brasil

Mancha de poluição no rio Tietê cresce 29% em 2024, 3ª alta anual consecutiva

'Perigo': Inmet alerta para tempestades no Sul e baixa umidade no centro do país; veja previsão

Maduro afirma que Edmundo González 'pediu clemência' para deixar a Venezuela

Volta do horário de verão pode gerar economia de R$ 400 milhões, diz ministro