Brasil

Papa fala em "portunhol" em conversa com Dilma

"É um papa muito normal. Ele fala um portunhol e entende o português”, disse a presidente

Dilma se encontra com Papa Francisco no Vaticano: "a gente sempre diz: o papa é argentino, mas Deus é brasileiro'', brincou a presidente (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma se encontra com Papa Francisco no Vaticano: "a gente sempre diz: o papa é argentino, mas Deus é brasileiro'', brincou a presidente (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2013 às 10h37.

Vaticano – Falando uma mistura de português com espanhol, o papa Francisco conversou hoje (20) com a presidente Dilma Rousseff por cerca de 20 minutos no Vaticano. Bem-humorado, o papa recomendou que a presidente leia um livro sobre a conferência dos bispos sul-americanos, presenteado por ele, mas disse que não há necessidade de ler todos os capítulos, apenas os que a interessem.

"Você não precisa ler tudo, porque pode se aborrecer. Então, você pega o índice e vai nos assuntos que te interessam", contou Dilma, reproduzindo o conselho de Francisco.

Para a presidente, o fato de o papa ser argentino o diferencia por suas preocupações e sua sensibilidade em relação a temas como o combate à pobreza e o apoio aos mais frágeis. “Ele [Francisco] disse que está com o Brasil e com a América Latina. É um papa muito normal. Ele fala um portunhol e entende o português”, disse ela.

Ao ser perguntada, por um jornalista, sobre o que pensa de o papa ser da Argentina, Dilma respondeu com bom humor, lembrando uma máxima existente no Brasil sobre a origem de Deus. “Vocês, argentinos, têm muita sorte. A gente sempre diz: o papa é argentino, mas Deus é brasileiro'', brincou a presidente, dando um sorriso em seguida.

Dilma foi a primeira chefe de Estado recebida por Francisco depois da cerimônia que marcou ontem (19) o início do seu pontificado. A presidente viajou para a Itália no último dia 17, acompanhada pelos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores], Helena Chagas (Comunicação Social), Aloizio Mercadante (Educação) e Gilberto Carvalho (Casa Civil).

A presidente e a comitiva retornaram hoje ao Brasil, logo após a audiência com o papa, por volta das 13h (9h de Brasília). A viagem dura aproximadamente dez horas.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPaíses ricosPapasPapa FranciscoVaticano

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha