Papa, brigas e prisões: os 29 fatos mais marcantes de 2013
Dos protestos de junho à visita do Papa, da violência nos estádios às prisões dos condenados no mensalão, veja os fatos de 2013 que devem entrar para a história
O Brasil mudou em 2013? (Montagem EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 17h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h21.
São Paulo - O ano de 2013 poderá ficar marcado tanto como o ano em que políticos corruptos foram parar atrás das grades, como o ano em que a população brasileira saiu da inércia e foi às ruas exigir melhorias. Sem dúvida, duas situações atípicas na história (ao menos recente) do país. Foi ainda o ano das multidões: foram milhares de fanáticos por futebol na Copa das Confederações e de apaixonados por música no Rock in Rio, além de fiéis, na Jornada Mundial da Juventude. Relembre nas fotos a seguir os momentos mais marcantes de 2013:
2. Black Blocs destroem tudo (ou ao menos muita coisa)zoom_out_map
2/27(Fernando Frazão/ABr)
Durante a onda de protestos, um grupo antes à margem da opinião pública chamou a atenção. Os Black Blocs se destacam pela atuação violenta como forma de protesto. Bancos nunca tiveram tantas vidraças quebradas. Depois de junho, infiltraram-se em causas tão diversas como a greve dos professores no Rio e a invasão do laboratório Royal.
3. Condenados no mensalão vão para a cadeiazoom_out_map
3/27(Reuters)
O julgamento e a prisão de parte dos réus do mensalão foi um fato sem precedentes no país. Pela primeira vez, líderes políticos de peso foram encarcerados. Entre eles, José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. A dúvida dos brasileiros é se isso vai realmente ser um ponto de inflexão ou exceção no combate à corrupção.
4. Imagens de briga de torcidas correm o mundozoom_out_map
4/27(REUTERS/Carlos Moraes/Agencia O Dia)
A briga entre membros das torcidas organizadas de Vasco e Atlético Paranaense na última rodada do Brasileirão marcou o fim de uma das edições mais violentas do campeonato nacional e levantaram dúvidas sobre a segurança durante a Copa do Mundo.
5. Incêndio na Boate Kiss mata 242 jovenszoom_out_map
5/27(REUTERS/Ricardo Moraes)
O começo de 2013 foi marcado pela tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que terminou com a vida de 242 pessoas, a maioria jovens. Uma soma de erros e irregularidades culminaram no episódio que emocionou o país.
Durante o mês de julho, o Brasil recebeu o Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, seu primeiro evento internacional desde que havia sido escolhido para suceder o Papa Bento XVI. Conseguiu agradar gregos e troianos e foi só sorrisos. O país recebeu cerca de 355 mil peregrinos de 175 países.
A Copa das Confederações foi, para o Brasil, uma oportunidade dupla de mostrar a capacidade de organização e, claro, um bom futebol. Mesmo em meio à onda de protestos que tomou o país em junho, os jogos ocorreram sem grandes problemas. No futebol, a seleção brasileira atropelou a Espanha e levou o título sob os olhares de um Maracanã lotado.
O sumiço do pedreiro Amarildo, morador da Rocinha, mobilizou a opinião pública e pôs em questão a eficiência das UPPs no Rio de Janeiro. O desaparecimento ocorreu no dia 14 de julho, depois de Amarildo ser levado para averiguação na Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou, em outubro, a prisão de 25 policiais militares suspeitos de torturar e matar o pedreiro.
9. Rock in Rio: quem não viu ao vivo, viu pela TVzoom_out_map
9/27(Buda Mendes/Getty Images)
O ano também foi marcado pela quantidade de shows internacionais. Entre eles, o destaque é o Rock In Rio. O festival carioca recebeu grandes nomes na música internacional como Bruce Springsteen, Metallica, Bon Jovi e Beyoncé. Foram mais de 90 horas de música ao longo de sete dias, para um público de 595 mil pessoas (multiplicado pela TV).
O deputado e pastor evangélico Marco Feliciano protagonizou algumas das maiores polêmicas do ano, quase todas relacionadas aos direitos dos homossexuais gays. A maior delas começou quando o deputado assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O projeto da "cura gay" foi aprovada em votação simbólica na comissão, mas acabou enterrada em plenário.
11. Eduardo Campos e Marina Silva unem forçaszoom_out_map
11/27(Ueslei Marcelino/Reuters)
Após o TSE barrar a criação da Rede, Marina Silva uniu forças com Eduardo Campos (PSB) para disputar as eleições do ano que vem. A aliança dos dois têm potencial de mexer com o tabuleiro de 2014.
12. EUA espionam Dilma, Petrobras e cidadãos brasileiroszoom_out_map
12/27(Grigory Dukor/Reuters)
As relações entre Brasil e Estados Unidos foram estremecidas após a denúncia de que autoridades norte-americanas estariam espionando a comunicação de milhões de brasileiros e, dentre eles e com mais detalhes, a própria presidente Dilma Rousseff. Dilma cancelou visita aos EUA e usou o discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU para fazer duras críticas.
13. Brasil leiloa sua maior reserva de pré-salzoom_out_map
13/27(REUTERS/Sergio Moraes)
O leilão do Campo de Libra, maior reserva do país de pré-sal, teve resultado longe do esperado e alardeado pelo governo. O vencedor - e único participante - foi o consórcio formado por Petrobras, Shell Brasil, Total, CNPC, CNOOC. O medo de que empresas chinesas concentrassem as apostas não se concretizou.
14. Mais Médicos (com milhares de cubanos)zoom_out_map
14/27(Roberto Stuckert Filho/PR)
O governo federal criou o Mais Médicos para resolver a falta de profissionais nas regiões mais necessitadas do país. Mas alegou que a baixa adesão de brasileiros tornou necessária a vinda de estrangeiros - entre eles, 4 mil cubanos -, enquanto a categoria aqui exigia a revalidação do diploma. Um dos médicos - este da foto com Dilma - recebeu vaias de médicos brasileiros no Ceará.
15. Tragédia no Itaquerão mata 2 operárioszoom_out_map
15/27(Marcelo Camargo //Agência Brasil)
A queda de um guindaste de 500 toneladas destruiu parte da cobertura do Itaquerão faltando 6 meses para a abertura da Copa. O motorista Fabio Luis Pereira, de 42 anos, e o montador Ronaldo Oliveira Santos, de 44 anos, morreram na tragédia. O acidente levantou preocupações sobre possíveis atrasos na entrega do estádio, que sediará a abertura da Copa do Mundo.
16. Artistas lutam para poder proibir biografias não autorizadaszoom_out_map
16/27(REUTERS/Mario Anzuoni)
A discussão sobre as biografias não autorizadas reacendeu o debate sobre o que vale mais: a liberdade de expressão ou o direito à privacidade. Grande nomes da música nacional, como Caetano Veloso, Chico Buarque e Roberto Carlos, estiveram no centro do debate defendendo o direito de controlar sua vida privada.
17. Chuvas levam o Rio de Janeiro ao caoszoom_out_map
17/27(Reprodução/Youtube)
As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na semana passada deixaram a cidade em estado de alerta, com desabamentos de casa, vias completamente alagas e pelos menos cinco mortos. Há relatos de bandidos que aproveitaram o caos no trânsito para realizar saques e assaltos.
18. Surge a figura do deputado presidiáriozoom_out_map
18/27(Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Mesmo na prisão, Natan Donadon conseguiu se livrar da cassação de seu mandato em votação no plenário da Câmara, apesar de ter sido condenado por peculato e formação de quadrilha. Crimes pelos quais, inclusive, cumpre pena no presídio da Papuda, no DF. Na proclamação do resultado, ele se ajoelhou para agradecer o presente dos colegas.
A mais famosa dissidente cubana, a blogueira Yoani Sánchez, foi recebida com hostilidade no Brasil. Simpatizantes do regime cubano impediram a exibição do documentário "Conexão Cuba-Honduras", no qual é uma das entrevistadas, em um evento em Feira de Santana (BA). E tentaram atrapalhar - ou calá-la - em praticamente todos os debates em que ela participou no país. Um péssimo exemplo.
O aeroporto do Galeão, segundo mais movimentado do país, foi concedido ao consórcio liderado pela Odebrecht Transport por R$ 19,018 bilhões - um ágio de 293,9%. O aeroporto, que após os 25 anos de concessão, deve atingir uma movimentação de 60 milhões de usuários, já deve ver as primeiras mudanças estruturais prontas em 2016 para os Jogos Olímpicos.
Desde o começo de julho, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investiga 19 empresas acusadas de formarem um cartel em licitações ligadas às linhas de trem e metrô de São Paulo e do DF. O esquema, que envolve multinacionais como Alstom e Bombardier, foi revelado às autoridades brasileiras pela Siemens e virou uma bomba relógio para políticos, a maioria nomes do PSDB.
22. Fraude de fiscais em São Paulo causa rombo de R$ 500 mizoom_out_map
22/27(Germano Lüders/EXAME.com)
Mais de 400 construtoras e incorporadoras são acusadas de participar de um grande esquema de corrupção na prefeitura de São Paulo, entre elas gigantes do setor como Brookfield, Cyrela e Tenda. As empresas estariam envolvidas com a quadrilha de fiscais acusada de fraudar o Imposto sobre Serviços (ISS) e viver uma vida de luxo.
23. País abre espaço para modernizar portoszoom_out_map
23/27(Ildefonso Filho/EXAME.com)
A aprovação da MP dos Portos foi um marco na busca por aumentar a competitividade dos nada eficientes terminais brasileiros. A MP 595, que determina novos critérios para exploração, concessão, autorização e arrendamento para a iniciativa privada de terminais de cargas em portos públicos, tem como objetivo modernizar este canal por onde passam cerca de 95% de tudo que o Brasil importa e exporta.
24. Trem descarrila e mata 8 pessoas em São Paulozoom_out_map
24/27(Divulgação/ALL)
Um trem da empresa América Latina Logística (ALL), que carregava milho, descarrilou em novembro e atingiu quatro casas em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Nove vagões saíram dos trilhos e atingiram as casas próximas, deixando oito mortos e outras oito pessoas feridas.
25. Dilma volta às redes sociais com ajuda de Dilma Boladazoom_out_map
25/27(Roberto Stuckert Filho/PR/Instagram)
Após três anos fora das redes sociais, a presidente Dilma Rousseff deu o pontapé inicial na reconquista do espaço virtual (completamente de olho em 2014) com uma conversa para lá de bem humorada com o famoso perfil de humor Dilma Bolada, criada pelo estudante de publicidade Jeferson Monteiro.
A aprovação da PEC das Domésticas deu a cerca de 7 milhões de trabalhadores uma série de direitos que já eram garantidos a todas as outras categorias no país, como seguro desemprego, FGTS, adicional noturno e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
27. Brasil tem boom de suspeitas de pirâmidezoom_out_map
27/27(Reprodução)
Este foi também o ano em que as pirâmides financeirasentraram no debate público com força, com milhões de pessoas se sentindo prejudicadas depois que 5 empresas acusadas pelo Ministério Público pelo crime, como a TelexFREE, terem tido os bens bloqueados. O grupo montado pelo MP investiga mais de 80 empresas. Elas afirmam praticar marketing multinível.
Em encontro do Cosud, chefes estaduais assinaram carta com críticas ao texto apresentado pelo governo federal; anteriormente, Romeu Zema (Minas Gerais) e Jorginho Mello (Santa Catarina) recusaram convite para reunião sobre o tema