Brasil

Pão acumula alta de quase 11% nos supermercados de SP

Pesquisa da Fecomercio mostra que pão aumentou 8,94% nas padarias da capital paulista

O aumento no preço mundial do trigo impulsionou a alta do pão em São Paulo (LUIGI MAMPRIN/GUIA RURAL)

O aumento no preço mundial do trigo impulsionou a alta do pão em São Paulo (LUIGI MAMPRIN/GUIA RURAL)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2010 às 16h54.

São Paulo – O preço do pão nas padarias da capital paulista acumula alta de 8,94% entre janeiro e outubro. Segundo o Índice de Preços no Varejo (IPV), divulgado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), a alta é ainda maior nos supermercados, de 10,89%. O IPV acumulado no período ficou em 3,4%.

De acordo com a assessora econômica da Fecomercio-SP Júlia Ximenes, o aumento do pão está diretamente ligado à redução da produção mundial de trigo. Ela disse à Agência Brasil que um problema na safra da Rússia, um dos grandes produtores mundiais, acabou elevando o preço do cereal no mercado mundial de commodities. “Isso acabou pressionando os preços de todos os produtos [derivados do trigo], inclusive do pão”, disse Ximenes.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Sérgio Amaral, confirma a alta. Ele informou que, entre julho e novembro, o preço do trigo que o Brasil importa da Argentina subiu 25%. O Brasil compra no exterior mais da metade do trigo que consome.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), só este ano, o Brasil já importou 5,7 mil toneladas do grão, quantidade que atende 60% do consumo estimado pela Abitrigo para todo o ano de 2010.

Amaral, entretanto, não acredita que os preços do trigo mantenham a tendência de alta em 2011. Segundo ele, a próxima safra será melhor que a atual e, por isso, os preços devem cair. “Como teremos uma safra muito boa, o preço do trigo tende a compensar a alta.”

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaAlimentoscidades-brasileirasInflaçãoMetrópoles globaisSão Paulo capitalTrigo

Mais de Brasil

Após 99, Uber volta a oferecer serviço de mototáxi em SP

Após prever reforma ministerial até dia 21, Rui Costa diz que Lula ainda começará conversas

Fuvest antecipa divulgação da lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular para esta quarta

Governo Lula se preocupa com o tom usado por Trump, mas adota cautela e aguarda ações práticas