Brasil

País poderá usar termelétricas na base de geração de energia

Segundo Ministério de Minas e Energia, essa solução será necessária para garantir a segurança do abastecimento de energia elétrica


	Usina termelétrica Porto do Itaqui, no Maranhão
 (Divulgação/MPX)

Usina termelétrica Porto do Itaqui, no Maranhão (Divulgação/MPX)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2015 às 12h35.

Rio - O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Luiz Eduardo Barata, afirmou na manhã desta segunda-feira, 17, que o Brasil poderá utilizar usinas termelétricas na base de geração de energia.

Segundo ele, com o "permanente despacho" dos últimos anos, devido a problemas climáticos, o ministério avalia que essa solução será necessária para garantir a segurança do abastecimento.

"Alguns anos atrás nosso sistema era predominantemente hídrico. Hoje a capacidade instalada tem 65% de geração hídrica. Agora, ter a capacidade não significa que se possa usar, pois fica dependente das condições climáticas", ponderou o secretário.

"O que temos visto nos últimos anos é permanente despacho de usinas térmicas. Temos volume grande de térmicas que ao serem despachadas fazem o custo de energia muito alto. O que fazemos é de fato dispor para o futuro de térmicas de base, que não temos hoje. Vamos ter um sistema hidrotérmico com térmicas na base", completou.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEnergiaEnergia elétricaMinistério de Minas e EnergiaServiços

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas