Brasil

País investiga indício de dumping em tubo de aço chinês

Será apurada a prática desleal de comércio nos produtos chineses com diâmetros de até cinco polegadas

Aço: o Brasil já aplica o direito antidumping sobre as importações de tubos de aço provenientes da Romênia (Mark Renders/Getty Images)

Aço: o Brasil já aplica o direito antidumping sobre as importações de tubos de aço provenientes da Romênia (Mark Renders/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2010 às 10h53.

São Paulo - O governo brasileiro vai investigar indícios de dumping nas remessas de tubos de aço carbono da China para o País. De acordo com circular da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) publicada hoje no Diário Oficial da União, será apurada a prática desleal de comércio nos produtos chineses com diâmetros de até cinco polegadas.

A análise que detectou indícios de dano à indústria nacional considerou as importações de tubos de aço chineses com essas características entre abril de 2005 e março de 2010. Como o Brasil não reconhece a China como economia de mercado, os preços praticados pelo país asiático foram comparados com os empregados pelos Estados Unidos no período, e confirmada a suspeita de dumping. Atualmente o Brasil já aplica o direito antidumping sobre as importações desse produto provenientes da Romênia.

 

Acompanhe tudo sobre:Siderurgia e metalurgiaAmérica LatinaÁsiaDados de BrasilChinaImportaçõesComércio exteriorIndústria

Mais de Brasil

Unicamp prorroga inscrições do vestibular 2026; veja nova data

Bolsonaro não vai a julgamento no STF, diz defesa

Que horas será o julgamento do Bolsonaro no STF? Veja datas e como assistir ao vivo

Advogados de réus da trama golpista se reúnem com ministros do STF antes do julgamento