Brasil

País está "na infância" em segurança cibernética, diz Amorim

O sistema brasileiro é particularmente frágil porque os programas de segurança são todos estrangeiros


	"As vulnerabilidades existem e são muitas". Amorim ressalvou, por outro lado, que o Brasil não está sozinho nessa situação
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

"As vulnerabilidades existem e são muitas". Amorim ressalvou, por outro lado, que o Brasil não está sozinho nessa situação (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2013 às 16h55.

Brasília - O Brasil está "na infância" em temas como segurança cibernética, admitiu nesta quarta-feira o ministro da Defesa, Celso Amorim, em reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

"As vulnerabilidades existem e são muitas." Amorim ressalvou, por outro lado, que o Brasil não está sozinho nessa situação.

O próprio secretário da Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, disse, reconheceu o risco de o país viver um "Pearl Harbor cibernético", em referência ao ataque que foi uma operação aeronaval à base norte-americana, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941.

Países europeus, como a Alemanha, foram igualmente pegos de surpresa pela dimensão do suposto monitoramento dos dados. O sistema brasileiro é particularmente frágil porque os programas de segurança são todos estrangeiros. 

"Meu computador, por exemplo, eu aperto um botão e ele deve ligar direto na Microsoft", afirmou. "E sou ministro da Defesa."

Ele defende o desenvolvimento de equipamentos e programas nacionais. O país é vulnerável também porque todas as comunicações, "inclusive as de Defesa", passam por um satélite que não é do país. "Isso torna mais frágil a segurança", afirmou. O governo prepara a montagem de um satélite geoestacionário brasileiro. "É prioridade da Defesa, inclusive porque ela terá uma faixa própria", declarou.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEspionagemseguranca-digital

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP