Brasil

Paes anuncia decreto com protocolos para a liberação de grandes eventos

Prefeito do Rio disse que novo texto deve ser publicado no início da próxima semana

 Eduardo Paes. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Eduardo Paes. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

AO

Agência O Globo

Publicado em 14 de maio de 2021 às 10h37.

Última atualização em 14 de maio de 2021 às 10h40.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que um decreto com protocolos para a realização de eventos será publicado no início da próxima semana. Sem dar detalhes, durante a divulgação do 19º boletim epidemiológico da cidade, Paes disse que há a possibilidade do uso de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19.

  • Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

— Muito provavelmente na segunda vamos publicar decreto que estabelecemos a possibilidade de realização de eventos com uma série de protocolos. Isso já acontece em vários países do mundo. A ideia é que as pessoas possam participar mediante teste rápido, e repetição do teste depois. O decreto trará o protocolo claro — adiantou.

No momento, quanto às medidas restritivas, é válido o decreto publicado na semana passada, no dia 7, que se estende até o dia 20, próxima quinta-feira.

Um conjunto de regras, que podem ser flexibilizadas a partir da melhora dos números da cidade. O prefeito disse que tem conversado com o setor responsável. Na coletiva, Paes usou o termo "eventos" num contexto em que falava de jogos de futebol com público e shows, por exemplo. Ficou claro que se tratava de atividades que costumam provocar grandes aglomerações.

— A gente não espera que isso fique por tanto tempo assim, mas esse decreto deve estabelecer parâmetros bem claros para que esses eventos possam voltar com segurança — disse Paes, prevendo a publicação na segunda ou na terça-feira.

Público nos estádios

Paes também foi questionado sobre uma possível liberação da presença de público nos jogos de futebol. Ele respondeu que o tema deve ser abordado de maneira técnica, e que toda nova decisão deverá ter a chancela da Secretaria Municipal de Saúde.

— Fui procurado por alguns dirigentes, sempre respondo que a Secretaria de Saúde é quem sabe, por ser uma decisão técnica — disse.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou ter recebido do Flamengo uma proposta de autorização de jogos com público para este fim de semana. A minuta traz dados e sugestões de protocolos para que a medida seja aprovada. Soranz esclareceu que os jogos de futebol permanecerão sem público na próxima rodada, mas disse que avaliará o documento na semana que vem, embora a liberação seja "improvável".

— O Flamengo apresentou uma proposta de jogo com público. Para esse fim de semana será impossível, mas para a próxima semana vamos analisar. Mas acho, diante do exemplo de outros países, que é bem pouco provável que haja liberação para a semana que vem.

Em entrevista ao GLOBO, o novo secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, falou da necessidade de traçar uma estratégia não só para a permanência do público nos estádios como na logística de chegada e saída, que envolve, entre outros quesitos, o transporte.

Decreto em vigor

Na semana passada, a prefeitura publicou um decreto em que trouxe as regras para conter o avanço a Covid-19 no município. Entre as flexibilizações, que são válidas até 20 de maio, próxima quinta-feira, voltou a ser permitido o banho de mar e a presença de pessoas na areia nos fins de semana nas praias. Casas de espetáculo podem abrir as portas com 40% da capacidade (se forem ambientes fechados).

Nas praias, a atuação do comércio ambulante (vendedores e barraqueiros) volta a ser permitida. Antes, essas atividades só eram autorizadas durante a semana. As áreas de lazer também podem voltar a abrir aos domingos.

Foi liberado no último decreto:

  • A realização de eventos em áreas particulares;
  • O funcionamento de casas de espetáculo e concerto, com 40% da capacidade se forem ambientes fechados e 60% da capacidade se forem ambientes abertos;
  • A circulação de pessoas em áreas públicas das 23h às 5h;
  • Em bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres fica permitido o consumo apenas para clientes sentados, com distanciamento mínimo de dois metros entre cada conjunto composto por mesa e cadeiras, limitado a oito ocupantes, sendo admitida música ao vivo até as 23h.

O que permanece suspenso:

    • O funcionamento de boates, danceterias e salões de dança;
    • A realização de rodas de samba e de festas que necessitem de autorização transitória, em áreas públicas e particulares;
    • A entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no município, exceto aqueles que prestem serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem, neste caso, reserva de hospedagem.

     

    Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEduardo PaesPandemiaRio de Janeiro

    Mais de Brasil

    'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

    Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

    Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

    Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe