Brasil

Padilha diz que fala de Lula sobre Rússia e Ucrânia 'tem a ver com interesses econômicos'

Padilha também ponderou que os comentários de Lula não devem afetar a votação do novo arcabouço fiscal no Congresso

O presidente está aliado com a paz", afirmou Padilha (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente está aliado com a paz", afirmou Padilha (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 18 de abril de 2023 às 10h54.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou na manhã desta terça-feira, 18, que as recentes falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a guerra na Ucrânia têm a ver com "interesses econômicos" e que o mandatário está "aliado com a paz". Padilha também ponderou que os comentários de Lula não devem afetar a votação do novo arcabouço fiscal no Congresso.

O que disse Alexandre Padilha?

"O Brasil tem postura independente, o que Lula fala tem a ver com interesses econômicos. O presidente está aliado com a paz", afirmou Padilha à CBN nesta terça-feira. "Tenho certeza que não afetará a votação do arcabouço", completou.

As declarações do presidente sobre o conflito armado entre Rússia e Ucrânia, em entrevista nos Emirados Árabes no domingo, 16, repercutiram mal internacionalmente - Lula insinuou que os Estados Unidos e a União Europeia teriam agido de forma a prolongar a guerra.

"O presidente Putin (Vladimir, da Rússia) não toma iniciativa de paz. O Zelenski (Volodimir, presidente da Ucrânia) não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando contribuição para a continuidade dessa guerra", disse Lula na ocasião. "A construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra. Porque a decisão da guerra foi tomada por dois países", declarou.

As falas do presidente emergem em meio à recente visita da comitiva presidencial brasileira à China, desafeto carimbado do Ocidente, e à vinda do ministro de Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, ao Brasil nesta semana.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre PadilhaRússiaUcrâniaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso