Brasil

PAC 2 executa 85% do orçamento previsto até fim de abril

Execução da segunda fase do programa somou R$ 871,4 bilhões até 30 de abril


	Dilma participa de cerimônia de anúncio de investimentos do PAC 2, em Belo Horizonte (MG)
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma participa de cerimônia de anúncio de investimentos do PAC 2, em Belo Horizonte (MG) (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2014 às 17h02.

Brasília - O <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/governo">governo federal </a></strong>divulgou nesta sexta-feira balanço de execução da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (<strong><a href="https://exame.com.br/topicos/pac">PAC 2</a></strong>), somando 871,4 bilhões de reais até 30 de abril. O valor representa 84,6 por cento do previsto entre 2011 e 2014.</p>

No último balanço divulgado, em fevereiro, a execução representava 76,1 por cento até dezembro do ano passado.

Somente na área de transportes, foram concluídos empreendimentos que totalizam 58,9 bilhões de reais. Em energia, esse valor chega a cerca de 233 bilhões de reais, segundo os dados apresentados pelo governo.

Durante o balanço, o ministro dos Transportes, César Borges, disse que, desde 2013, o governo federal fez seis concessões de rodovias federais à iniciativa privada, somando um total de 4,8 mil quilômetros que vão demandar investimentos de 32,6 bilhões de reais ao longo de 30 anos.

O ministro disse também que o governo quer a participação dos bancos privados no financiamento das futuras concessões de ferrovias.

“O Tribunal de Contas da União já aprovou o modelo, tivemos a divulgação das condições financeiras dos bancos públicos e queremos também a participação dos bancos privados”, disse o ministro, durante o balanço.

Borges assume nesta tarde o comando da Secretaria dos Portos. Para seu lugar no Ministério dos Transportes, a presidente Dilma Rousseff escolheu o atual presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Paulo Sérgio Passos.

No balanço do PAC 2 consta também que, considerando o valor das ações do programa como critério, 51 por cento dos projetos estavam concluídos em abril, 47 por cento estavam com ritmo adequado, 2 por cento mereciam atenção e nenhum foi classificado como preocupante.

Acompanhe tudo sobre:GovernoGoverno DilmaOrçamento federalPAC – Programa de Aceleração do Crescimento

Mais de Brasil

'Ônibus elétrico custa uma fábula e não deveria pegar trânsito', diz representante das empresas

PGR defende que Collor vá para prisão domiciliar

Dino suspende pagamento de emendas parlamentares de saúde sem conta bancária específica

Oposição formaliza pedido de CPI do INSS com 184 assinaturas e aumenta pressão pela saída de Lupi