Brasil

Ozempic na rede pública? Paes cria grupo de estudo para adotar medicamento para obesidade

Medida criando grupo de trabalho para o uso da semaglutida em Clínicas da Família do Rio faz parte da lista de 46 decretos assinados pelo prefeito no primeiro dia como reeleito

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de janeiro de 2025 às 14h38.

No primeiro dia do quarto mandato do prefeito Eduardo Paes (PSD), 46 decretos foram divulgados no Diário Oficial do Município.

As medidas abrangem seis áreas prioritárias e grande parte dos decretos estabelece grupos de trabalho dedicados à implementação de novos projetos. Entre eles, está uma das promessas de campanha de adotar na rede pública medicamento contra obesidade nas Clínicas da Família do Rio.

O prefeito criou um grupo de trabalho para implementar o uso da semaglutida, princípio ativo do Ozempic, no tratamento contra obesidade.

No texto, publicado no primeiro Diário Oficial do ano, Paes cita os “benefícios comprovados da semaglutida no tratamento da obesidade”, mencionando a perda de peso, a “melhora dos fatores de risco cardiometabólicos” é uma maior qualidade de vida dos pacientes. Ao jornal Extra, em outubro, Paes havia revelado que ele próprio perdeu 30 quilos usando o medicamento.

"O Rio vai ser uma cidade que não vai ter mais gordinho, todo mundo vai tomar Ozempic nas clínicas da família", disse Paes, na ocasião.

O decreto publicado nesta quarta-feira pontua a “importância de garantir o acesso equânime” a esse tipo de tratamento “para todos os cidadãos do Rio”, especialmente aqueles em vulnerabilidade social.

O grupo de trabalho, que envolve as Secretarias municipais de Fazenda e Saúde, além da Procuradoria Geral do Município, com coordenação da pasta de Saúde, irá realizar estudos e elaborar uma proposta com as definições das ações necessárias para a implementação do tratamento com o medicamento.

Um relatório deve ser elaborado em 90 dias, e encaminhado para o gabinete do prefeito.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroEduardo Paes

Mais de Brasil

Sete mil mulheres se alistam no serviço militar em 2 dias, diz Defesa

Sisu 2025: quando começam as inscrições? Veja datas

Flávio Dino suspende repasse de emendas para ONGs que não deram transparência para recursos

Prefeito de BH, Fuad Noman, é internado com insuficiência respiratória aguda