Brasil

Os números que tanto preocupam quem precisa do passaporte

Quem requisitar um novo passaporte pode ter que esperar até dois meses para ter o documento em mãos. Veja o infográfico.


	Passaporte brasileiro: o prazo de entrega atual para a entrega do documento é em até 45 dias.
 (ThinkStock)

Passaporte brasileiro: o prazo de entrega atual para a entrega do documento é em até 45 dias. (ThinkStock)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 18 de julho de 2016 às 06h00.

São Paulo – Situações extremas pedem medidas extremas: a Casa da Moeda do Brasil (CMB) passou de 9 mil para 12 mil a fabricação diária de passaportes brasileiros. O senso de urgência se faz necessário por conta do enorme atraso na entrega dos documentos por problemas de produção.

A pilha se fez por falta de matéria-prima para fabricação da capa e por uma falha na máquina de perfuração a laser. O prazo de entrega, que em tempos normais era de 6 dias úteis, passou para 45 dias corridos.

Quem está com viagem programada para o exterior precisa se atentar: mais de 140 mil pessoas que já deveriam ter o documento em mãos aguardam a confecção.

Até esta segunda-feira (18), a espera para o agendamento em um dos postos de expedição da Polícia Federal na cidade de São Paulo era de 35 dias corridos.

Ou seja, o cidadão que requisitar um novo passaporte (ou for renovar o atual), deve receber o documento só daqui ao menos dois meses.

Para quem tem urgência, a PF oferece uma opção “fura fila”, com pagamento avulso. Somado ao valor normal de emissão (R$ 275,25), há uma taxa de aceleração de R$ 77,17 para garantir a entrega "express".

Ainda assim, como outros 9 mil são solicitados diariamente, a CMB diz que não há uma data para normalizar as atividades.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatais brasileirasEmpresas estataisPolícia FederalCasa da Moeda

Mais de Brasil

Reforma administrativa: veja os principais pontos dos projetos que atingem servidores

Brasil cobra libertação imediata de brasileiros detidos por Israel em flotilha humanitária

Ministro da Saúde recomenda evitar destilados sem 'absoluta certeza' da origem

Intoxicação por metanol: Polícia de SP prende duas mulheres com uísque falsificado em Dobrada (SP)