-
1. Eleitos ao governo
zoom_out_map
1/15 (Elza Fiúza/ABr)
São Paulo – Mais de 140 milhões de brasileiros eram esperados às urnas neste domingo de
eleições. Em alguns estados, a votação para governador acaba já no primeiro turno. Foram reeleitos quatro governadores no primeiro turno das eleições. Quatorze estados vão levar a disputa para o segundo turno.
PMDB elegeu a maioria dos governadores, com candidatos escolhidos em Sergipe, Tocantins, Alagoas e Espírito Santo. Em seguida, aparece o PT, com três eleitos, e o PSBD, com dois governadores. Veja quais
governadores já estão eleitos para os próximos quatro anos de
governo.
-
2. Espírito Santo: Paulo Hartung (PMDB)
zoom_out_map
2/15 (Divulgação/Marcos Fernandes/PSDB)
Paulo Hartung, do PMDB, foi eleito com mais de 53% dos votos, depois de 99% das urnas apuradas. Hartung foi governador do Espírito Santo por dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2011. Antes disso, havia sido deputado federal, senador, prefeito de Vitória e deputado estadual.
-
3. Paraná: Beto Richa (PSDB)
zoom_out_map
3/15 (ANPr)
Com 99% dos votos apurados, o atual governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foi reeleito com quase 56% dos votos. O rival Requião, do PMDB, teve 27% dos votos no primeiro turno. Richa já foi prefeito de Curitiba por dois mandatos e também deputado estadual, sempre pelo PSDB.
-
4. Santa Catarina: Raimundo Colombo (PSD)
zoom_out_map
4/15 (James Tavares/ Governo de Santa Catarina)
Raimundo Colombo foi eleito para mais um mandato, em Santa Catarina. O político teve quase 52% dos votos no primeiro turno, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em sua carreira política, Colombo já foi senador, deputado estadual e federal e prefeito de Lages por três vezes.
-
5. Maranhão: Flávio Dino (PCdoB)
zoom_out_map
5/15 (Marcello Casal Jr/ABr)
Com quase 90% das urnas apuradas, Flávio Dino, do PCdoB, foi reeleito para o governo do Maranhão com preferência de mais de 64% dos eleitores. Dino teve 1,6 milhão de votos nesta eleição. Antes de governar o Maranhão, ele foi deputado federal e prefeito de São Luís.
-
6. Tocantins: Marcelo Miranda (PMDB)
zoom_out_map
6/15 (Fabio Pozzebom/ABr)
Marcelo Miranda foi eleito com 51,5% dos votos no primeiro turno, segundo dados do TSE. Miranda foi eleito mesmo depois de ter sido cassado em 2009 e impedido de assumir sua cadeira no Senado em 2010. O candidato já havia sido governador do Tocantins entre 2003 e 2010.
-
7. Pernambuco: Paulo Câmara (PSB)
zoom_out_map
7/15 (Facebook/Paulo Câmara)
Paulo Câmara, do PSB, foi eleito para o governo de Pernambuco já no primeiro turno. Segundo a apuração, Câmara teve 67,7% dos votos. O economista foi secretário estadual de Administração, de Turismo e da Fazenda no governo de Eduardo Campos (PSB). Câmara tem 42 anos e é casado com uma prima de Campos.
-
8. São Paulo: Geraldo Alckmin (PSDB)
zoom_out_map
8/15 (Edson Lopes Jr/A2 FOTOGRAFIA)
O candidato do PSDB para o governo do São Paulo já está eleito para um novo mandato, com mais de 57% dos votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Geraldo Alckmin, 61 anos, já foi vereador, deputado federal e vice-governador de São Paulo. Em 2001, assumiu o cargo de governador depois da morte de Mário Covas, foi eleito pela primeira vez em 2002 e reeleito em 2010.
-
9. Piauí: Wellington Dias (PT)
zoom_out_map
9/15 (Moreira Mariz/Agência Senado)
Às 20 horas, com 85,84% das urnas apuradas, Wellington Dias (PT) foi eleito com 63,5%, totalizando mais de 885 mil votos. Com 52 anos, Dias já foi governador do estado entre 2003 e 2010 e, atualmente, era senador. O candidato foi ainda vereador de Teresina e deputado estadual e federal.
-
10. Minas Gerais: Fernando Pimentel (PT)
zoom_out_map
10/15 (Reprodução/Instagram/Pimentel)
Minas Gerais elegeu, com 52,8% dos votos, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel, do PT, para governador no primeiro turno. Pimentel foi prefeito de Belo Horizonte, entre 2003 e 2008 e secretário municipal da Fazenda e do Governo, na década de 1990.
-
11. Mato Grosso: Pedro Taques (PDT)
zoom_out_map
11/15 (Waldemir Barreto/Agência Senado)
O senador Pedro Taques foi eleito governador do Mato Grosso, com mais de 773 mil votos, ou 57,3% da votação no estado. O novo governador superou Lúdio Cabral, que teve 32,2% dos votos. Taques é formado em Direito e foi procurador do Ministério Público Federal.
-
12. Sergipe: Jackson Barreto (PMDB)
zoom_out_map
12/15 (Divulgação/Facebook/Jackson Barreto)
Jackson Barreto, do PMDB, foi eleito governador com mais de 53,4% dos votos, na frente de Eduardo Amorim (PSC), que teve 41%. Barreto é o atual governador do estado e assumiu o posto depois que Marcelo Déda (PT) faleceu em 2013. Foi ainda deputado federal e prefeito de Aracaju por três vezes.
-
13. Bahia: Rui Costa (PT)
zoom_out_map
13/15 (Divulgação/Rui 13)
Rui Costa já foi eleito três vezes governador da Bahia e acaba de ser reeleito, com mais de 54% dos votos. Costa recebeu mais de 3,3 milhões de votos nestas eleições. O político já foi também senador e vice-governador do estado.
-
14. Alagoas: Renan Filho (PMDB)
zoom_out_map
14/15 (Divulgação/Campanha Renan Filho)
Alagoas elegeu no primeiro turno o candidato do PMDB Renan Filho. Filho teve 52,38% dos votos, segundo dados do TSE. O novo governador é filho do atual presidente do Senado, Renan Calheiros, e já foi deputado federal e prefeito do município de Murici duas vezes, entre 2005 e 2013.
-
15. Acompanhe as eleições em EXAME.com
zoom_out_map
15/15 (José Cruz/Agência Brasil)