Brasil

Os estados que terão 2º turno para governador

Em 13 estados e no DF, eleição foi para o segundo turno e os partidos disputam voto a voto a oportunidade de ampliarem o número de governadores em seus quadros


	Flávio Dino: no Maranhão, PCdoB fez o primeiro governador de sua história em primeiro turno
 (Marcello Casal Jr/ABr)

Flávio Dino: no Maranhão, PCdoB fez o primeiro governador de sua história em primeiro turno (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2014 às 15h37.

Brasília - No próximo dia 26, os brasileiros vão novamente às urnas para eleger o presidente da República e os governadores de 13 estados e do Distrito Federal.

Nessas unidades da federação, a eleição foi para o segundo turno e os partidos disputam voto a voto a oportunidade de ampliarem o número de governadores em seus quadros.

O maior vitorioso do primeiro turno foi o PMDB, que elegeu quatro governadores. O partido também é o que tem mais chances no segundo turno, disputando em oito estados e podendo chegar a comandar quase metade do país, com 12 governadores se vencer em todas as unidades que disputa.

O PT, que disputa a Presidência com a candidata Dilma Rousseff, ganhou o comando de três estados no primeiro turno. Agora, o partido vai brigar no segundo turno por mais quatro estados, podendo chegar a sete no total.

O PSDB, que tem o outro candidato à Presidência, Aécio Neves, já elegeu dois governadores. A depender do resultado do segundo turno, os tucanos podem chegar a oito governadores no total.

O PSB, partido de Marina Silva, já elegeu um governador no primeiro turno. Agora, o partido segue para a disputa final com mais quatro candidatos com chances de ganhar.

Mesmo que ganhe em todos os estados que disputa, a legenda começará 2015 com menos governadores que 2011, quando empossou seis candidatos.

PSD e PDT já elegeram um governador cada e brigam no segundo turno para fazerem mais um. Além deles, PRB, PR, PP e PROS também disputam a segunda fase da eleição.

O PCdoB fez o primeiro governador de sua história em primeiro turno, com Flávio Dino, no Maranhão, mas não disputará nenhuma outra vaga no dia 26.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014GovernadoresMDB – Movimento Democrático BrasileiroOposição políticaPartidos políticosPCdoBPDTPolítica no BrasilPR – Partido da RepúblicaPRB – Partido Republicano BrasileiroProgressistas (antigo PP)PSB – Partido Socialista BrasileiroPSD – Partido Social DemocráticoPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Moraes determina que plataforma Rumble indique representante legal no Brasil

Moraes nega pedido da defesa de Bolsonaro e mantém prazo de 15 dias para contestação de denúncia

Defesa de Bolsonaro diz que vai pedir anulação da delação de Cid

Justiça anula decisão do Ibama que reduziu geração de energia em Belo Monte