Valéria Bretas
Publicado em 12 de dezembro de 2016 às 11h55.
Última atualização em 12 de dezembro de 2016 às 17h37.
São Paulo - Se a eleição presidencial de 2018 fosse hoje, o presidente Michel Temer (PMDB) seria o candidato mais rejeitado no primeiro turno. De acordo com levantamento do Instituto Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (12), 45% dos eleitores brasileiros não votariam no peemedebista em nenhum cenário.
De acordo com a pesquisa, o peemedebista tem um empate técnico com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aparece com 44% no ranking de rejeição. Em seguida vem Aécio Neves, que soma 30% dos eleitores que jamais votariam nele. (Veja quem são os mais rejeitados no infográfico abaixo)
O Datafolha mostra que a reprovação ao governo Temer disparou nos últimos meses. Em julho, 31% brasileiros consideravam a atual administração como ruim ou péssima - em dezembro, a proporção subiu para 51%.
Vale lembrar que a pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 deste mês. Sendo assim, o efeito da delação do executivo Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, que menciona o presidente, ainda não foi medido.
O resultado pode estar relacionado ao receio com a retomada da economia. Segundo o Datafolha, 65% dos brasileiros dizem que a situação econômica do Brasil piorou nos últimos meses e somente 27%