Brasil

Oposição protocola pedido de CPI para investigar Petrobras

Assinado por cerca de 231 deputados e 30 senadores, requerimento pede investigações sobre suposto superfaturamento na compra de uma refinaria em Pasadena


	Petrobras: senadores da oposição já haviam protocolado um requerimento para investigar a Petrobras no Senado na semana passada
 (Rich Press/Bloomberg)

Petrobras: senadores da oposição já haviam protocolado um requerimento para investigar a Petrobras no Senado na semana passada (Rich Press/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2014 às 16h40.

Brasília - A oposição protocolou nesta quarta-feira mais um pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras, desta vez composta por senadores e deputados.

Assinado por cerca de 231 deputados e 30 senadores, segundo assessoria do DEM na Câmara, o requerimento de criação da comissão mista pede investigações sobre suposto superfaturamento na compra de uma refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos; suspeitas sobre pagamento de propina a funcionários da estatal por empresa holandesa, e ainda a ativação de plataformas de exploração de petróleo sem todas as condições de segurança.

Na semana passada, senadores da oposição já haviam protocolado um requerimento para investigar a Petrobras no Senado, em requerimento semelhante ao apresentado nesta quarta para a CPI mista.

Numa manobra para tentar evitar a CPI na terça-feira, o PT apresentou um pedido para criação de outra CPI no Senado que investigue os contratos de manutenção e aquisições de trens e metrôs, firmados no Estado de São Paulo e no Distrito Federal, que seriam alvo de um cartel de empresas, e as transferências de recursos federais para Estados e municípios para projetos de tecnologia de informação.

Senadores do governo e da oposição apresentaram ainda questões de ordem colocando em dúvida se os dois pedidos de CPI no Senado tinham fatos determinados - requisitos para a criação de uma CPI - claros e argumentando que os requerimentos, na verdade, reúnem pontos desconexos a serem investigados.

O presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), pode responder às questões de ordem nesta quarta-feira, o que pode dar uma noção de como será tratado o pedido de criação da CPI mista.

Para que seja criada a CPI, o requerimento com as assinaturas deve ser lido em uma sessão do Congresso Nacional, a ser convocada.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPolítica no BrasilEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoIndústria do petróleoCâmara dos DeputadosCombustíveisOposição política

Mais de Brasil

STF vai retomar julgamento sobre sistema de controle de bebidas

Lula defende que fintechs paguem impostos após MP do IOF caducar

Nova cartilha do MEC orienta educadores sobre combate ao trabalho infantil

Metanol: Polícia Civil mira comércio de bebidas adulteradas em São Paulo