Brasil

Oposição pede que PGR investigue Lula por corrupção

Líderes do PSDB, PPS, DEM e outros parlamentares vão subscrever o pedido para apurar a suspeita de que Lula cometeu os crimes de corrupção ativa e tráfico de influência

Por enquanto, a estratégia da oposição é não levar este assunto para a CPI do Cachoeira para não contaminá-la (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Por enquanto, a estratégia da oposição é não levar este assunto para a CPI do Cachoeira para não contaminá-la (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h41.

Brasília - A oposição vai entrar até o final desta tarde com uma representação na Procuradoria Geral da República para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suspeita de ameaçar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do processo do mensalão. Líderes do PSDB, PPS, DEM e outros parlamentares vão subscrever o pedido para apurar a suspeita de que Lula cometeu os crimes de corrupção ativa, tráfico de influência e coação no curso do processo por conta do episódio em que o ex-presidente teria prometido blindagem ao ministro Gilmar Mendes na CPI do Cachoeira em troca do adiamento do julgamento do mensalão.

O encontro, relatado pela revista Veja deste final de semana, ocorreu em abril no escritório do ex-ministro do STF e da Defesa Nelson Jobim.

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), disse nesta sexta que é preciso investigar a conduta "flagrantemente" ilícita de Lula. "É muito grave (o fato). Eu não conheço na história do judiciário brasileiro uma atitude tão repugnante", disse Alvaro Dias.

Por enquanto, a estratégia da oposição é não levar este assunto para a CPI do Cachoeira para não contaminá-la. Os oposicionistas pretendem aprovar amanhã a quebra do sigilo da Delta Construções e tentar evitar a convocação exclusiva do governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilCorrupçãoEscândalosFraudesLuiz Inácio Lula da SilvaOposição política

Mais de Brasil

Após declaração de Lula, governo diz 'não tolerar' tráfico de drogas

Plano de SP contra crise hídrica prevê redução de pressão e rodízio

INSS notifica 4 milhões de beneficiários para fazer prova de vida

Posso ser cobrado por bagagem de mão? Entenda como funciona e o que pode mudar