Brasil

Oposição diz que governo dá calote em fornecedores

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse neste domingo, 22, que o governo não tem recursos para pagar suas dívidas


	Ronaldo Caiado: "foi o desespero que bateu. O governo não tem mais de onde sacar recursos", avaliou
 (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Ronaldo Caiado: "foi o desespero que bateu. O governo não tem mais de onde sacar recursos", avaliou (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2015 às 14h30.

Brasília - O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse neste domingo, 22, que o governo não tem recursos para pagar suas dívidas ao comentar a reclamação do presidente da Constran, João Santana, que acusou o Executivo de usar a Operação Lava Jato como desculpa para atrasar pagamentos às empreiteiras.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada ontem, 22, o empreiteiro acusa o governo de não pagar seus fornecedores. O Palácio do Planalto informou que não iria se manifestar sobre o assunto.

A Constran pertence à holding UTC, cujo dono, Ricardo Pessoa, está preso em Curitiba, acusado de ser o "coordenador" do clube de companhias envolvidas nas irregularidades apuradas pela Polícia Federal na Petrobras.

"Foi o desespero que bateu. O governo não tem mais de onde sacar recursos", avaliou Caiado.

"É lógico que não há recursos para pagar mesmo. O Tesouro Nacional não tem mais como arcar com as dívidas. Já queimaram todas as fontes possíveis para o governo, como a Petrobras, Eletrobras... agora a Caixa", continuou.

Para o líder, o "calote" do governo nas empreiteiras coincide com atrasos de outros repasses para o próprio governo, como no caso do Pronatec e na área de Saúde.

"Lógico que vão ter que responsabilizar a Lava Jato", concluiu.

O deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), líder da bancada tucana, fez prognóstico parecido.

"A economia está quebrada. Dentro desse contexto, a Operação Lava Jato serve também como pretexto para interromper o fluxo de pagamentos, uma coisa que está acontecendo em vários setores."

Vice-líder do PT na Câmara, o deputado Paulo Teixeira (SP) disse que o governo precisa encontrar uma solução para o pagamento de eventuais dívidas que tem com as empreiteiras.

"O fato é que a própria operação levou a constrangimentos. O sistema de Justiça hoje no Brasil tem que saber agir para que, de um lado, a investigação continue e os responsáveis sejam punidos, mas, do outro lado, não atrapalhe a vida das empresas", ponderou ele.

"Esse é um problema que o governo está vivendo, que é como pagar essas empresas. É necessário encontrar uma solução para o pagamento de eventuais dívidas."

Já o petista Sibá Machado (AC), líder da bancada na Câmara, classificou de "viagem" a declaração do presidente da Constran. "João Santana viajou. Isso é pura imaginação."

Na entrevista, o empreiteiro afirma que "o governo está usando essa coisa de Lava Jato para aproveitar e não pagar ninguém". "O crédito para a Educação não foi pago (Pronatec).

Da mesma maneira o governo não vem pagando seus fornecedores. No nosso caso, tem fatura desde outubro que não é paga." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Democratas (DEM)Dívidas empresariaisOposição políticaPartidos políticosPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Dino cobra de 10 estados relatório explicando as razões por trás dos altos indíces de incêndios

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio