Brasil

Oposição defende referendo sobre reforma política

Os oposicionistas acusam o governo de ter se omitido nas negociações sobre a reforma política


	Aécio Neves (PSDB: na opinião da oposição, a proposta do plebiscito busca “deslocar a discussão dos problemas reais do país”.
 (Pedro França/Agência Senado)

Aécio Neves (PSDB: na opinião da oposição, a proposta do plebiscito busca “deslocar a discussão dos problemas reais do país”. (Pedro França/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2013 às 18h37.

Brasília – Os três maiores partidos de oposição divulgaram hoje (27) uma nota pública em que criticam a proposta de um plebiscito sobre a reforma política. Assinada pelos presidentes do PSDB, Aécio Neves, do Democratas, José Agripino Maia, e do PPS, Roberto Freire, a nota defende que a consulta popular seja feita na forma de referendo.

“Somos favoráveis à consulta popular. Mas não sob a forma plebiscitária do sim ou não. Legislação complexa, como a da reforma política, exige maior discernimento, o que só um referendo pode propiciar”, diz o texto.

Os oposicionistas acusam o governo de ter se omitido nas negociações sobre a reforma política dos últimos anos e não ter contribuído para “o aperfeiçoamento do sistema partidário, eleitoral e político brasileiro”. Na opinião deles, a proposta do plebiscito busca “deslocar a discussão dos problemas reais do país”.

“Os partidos de oposição denunciam e condenam a estratégia do governo federal de, ao ver derrotada a tentativa golpista de uma Constituinte restrita, buscar agora multiplicar a polêmica em torno da realização de plebiscito sobre a reforma política”, diz a nota.

Acompanhe tudo sobre:PlebiscitoPolíticaPolítica no BrasilReferendoReforma política

Mais de Brasil

Silvio Costa Filho assina decreto sobre 'BR do Mar' com incentivos para 'embarcações verdes'

Acidente que matou alunos da UFPA foi causado por carreta que invadiu a contramão, diz polícia

Alcolumbre diz que Congresso e governo atuarão juntos em reação à ‘agressão’ dos EUA com tarifaço

Lula manifesta pesar por vítimas de acidente com estudantes na BR-153, em Goiás