Brasil

Operadoras começam a ativar sinal do 5G em Fortaleza, Natal e Recife

Segundo as regras do setor, as empresas Claro, Tim e Vivo deverão ativar 102 estações de 5G em Fortaleza; 63 no Recife e 33 em Natal até 28 de novembro

5G: operadoras começam a ativar sinal em Fortaleza, Natal e Recife (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

5G: operadoras começam a ativar sinal em Fortaleza, Natal e Recife (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 5 de setembro de 2022 às 12h02.

Última atualização em 9 de setembro de 2022 às 09h26.

As operadoras de telefonia móvel começam a ativar hoje, 5, o sinal 5G em mais três capitais: Fortaleza, Natal e Recife. O aval ao início gradual das operações foi anunciado na última quinta-feira (1º), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo as regras do setor, as empresas Claro, Tim e Vivo deverão ativar 102 estações de 5G em Fortaleza; 63 no Recife e 33 em Natal até 28 de novembro.

As operadoras também já vinham oferecendo o sinal da nova rede aos seus clientes de outras 12 capitais: Brasília (DF); Belo Horizonte; Curitiba; Florianópolis; Goiânia; João Pessoa; Palmas; Porto Alegre; Rio de Janeiro; Salvador; São Paulo e Vitória.

yt thumbnail

O cronograma inicial de ativação do 5G no Brasil previa que o sinal inicial estivesse disponível em todo o país já no fim de setembro, mas na primeira quinzena de agosto, por recomendação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções Para os Problemas de Interferência (Gaispi), a Anatel prorrogou o prazo por até dois meses, devido a um atraso na importação de equipamentos.

Com isso, nas outras 12 capitais onde o serviço ainda não está disponível, as companhias terão até 27 de novembro para ligar as estações e passar a oferecer o sinal 5G.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

Acompanhe tudo sobre:FortalezaNatalRecife5G

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado