Brasil

Operação que envolve Caixa não afeta MCMV, diz Kassab

O ministro disse que as investigações da Lava Jato que envolvem a Caixa não vão afetar o programa Minha Casa, Minha Vida


	Gilberto Kassab: "o governo não parou e não vai parar, não parou com a Petrobras e não vai parar se tiver denúncia envolvendo alguém na Caixa ou em qualquer outro lugar"
 (José Cruz/ABr)

Gilberto Kassab: "o governo não parou e não vai parar, não parou com a Petrobras e não vai parar se tiver denúncia envolvendo alguém na Caixa ou em qualquer outro lugar" (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2015 às 18h26.

São Paulo - O ministro das cidades Gilberto Kassab (PSD) disse nesta sexta-feira, 10, que "com certeza" as investigações da operação Lava Jato envolvendo a Caixa Econômica Federal não vão afetar o andamento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que deve ter sua terceira fase lançada nos próximos meses.

"O governo não parou e não vai parar, não parou com a Petrobras e não vai parar se tiver denúncia envolvendo alguém na Caixa ou em qualquer outro lugar", disse o ministro após participar de um evento na capital paulista. Kassab reiterou ainda que o governo, que conta com o apoio do seu partido, o PSD, tem tomado todas as ações necessárias para contribuir com as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal.

Quanto ao processo de apuração interna aberto pela Caixa após a 11ª fase da Lava Jato ter sido deflagrada hoje, Kassab disse considerar importante que o banco estatal - único operador de crédito do MCMV - abra o processo interno. O ministro ressaltou, contudo, que a Caixa tem sua autonomia em procedimentos como esse. "O ministério não tem nenhuma ingerência na Caixa", afirmou.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, a 11ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras. Nessa nova fase, a PF apura crimes na Caixa e no Ministério da Saúde. As suspeitas envolvendo a Caixa se referem a contratos de publicidade.

Terceira fase

O ministro das Cidades reiterou que o governo vai lançar em breve a terceira etapa do programa Minha Casa Minha Vida em breve. Ele disse que não há uma data estabelecida ainda. A terceira fase prevê a contratação de mais três milhões de unidades habitacionais. Nas duas primeiras fases, o governo contratou mais de 3,5 milhões de moradias.

Sobre o Minha Casa Melhor, programa complementar ao MCMV que promove o financiamento subsidiado para aquisição de móveis e eletrodomésticos e que está suspenso desde fevereiro, Kassab disse genericamente que será retomado junto à terceira etapa do MCMV. "O Minha Casa melhor está vinculado ao programa, ele será incorporado na fase 3 de alguma maneira."

Acompanhe tudo sobre:Gilberto KassabHabitação no BrasilMinha Casa Minha VidaOperação Lava JatoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitos

Mais de Brasil

Gestão Pochmann quer que sindicato de servidores do Instituto não use mais sigla IBGE no nome

AGU recorre de decisão do TCU que bloqueia verbas do programa Pé de Meia

Investigada no caso Deolane, Esportes da Sorte é autorizada a operar apostas no Brasil

Tempestade atinge Centro-Sul do país em meio à onda de calor nesta quinta-feira; veja previsão