Brasil

Operação na Cracolândia mantém 329 pessoas em tratamento

Os dados, divulgados hoje (13), mostram que houve redução de 50% a 70% do consumo de drogas dos participantes do programa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 21h28.

São Paulo - Cerca de dois meses após o início do Programa De Braços Abertos – ação da prefeitura de São Paulo de auxílio a dependentes de drogas da região da Cracolândia – 329 pessoas estão sendo acompanhadas e tratadas pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde.

Os dados, divulgados hoje (13), mostram que houve redução de 50% a 70% do consumo de drogas dos participantes do programa.

Segundo o levantamento da prefeitura, aproximadamente 86% dos participantes conseguem manter frequência regular nas frentes de trabalho.

De acordo com o prefeito Fernando Haddad, depois de priorizar a inclusão social dos dependentes, o atendimento de saúde e a assistência social, a ação da prefeitura agora vai se concentrar na inibição do tráfico de drogas na rua e nos comércios da região.

“Estamos recomendando às pessoas que deixem de consumir a droga nas vias e logradouros públicos. Estamos fazendo forte recomendação para que as pessoas não se aglomerem consumindo na região, para que o local perca a característica de feira livre [de drogas]”, disse Haddad.

Segundo a prefeitura, as equipes de saúde e guardas municipais usarão uma tática “não-violenta, de incômodo ao fluxo”, nome dado à aglomeração de usuários de crack na rua e onde os traficantes se misturam. "Não será uma ação repressiva, mas um processo combinado. Nós temos que calibrar a nossa ação para esse novo momento, resguardando todas as diretrizes que nos fizeram chegar até aqui com sucesso", disse o prefeito.

Hoje, três bares foram emparedados na região da Cracolândia por não apresentarem alvará de funcionamento e de segurança. Segundo a prefeitura, traficantes poderiam estar utilizando alguns comércios da região como apoio.

Acompanhe tudo sobre:CrackCracolândiaDrogasPrefeituras

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas