Brasil

Operação mira fraude de R$ 3 bilhões em sonegação fiscal

A operação Rosa dos Ventos investiga crimes contra a ordem tributária, econômica, lavagem de dinheiro e falsificação de títulos público

PF: Policiais cumprem 36 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão temporária (Divulgação/Divulgação)

PF: Policiais cumprem 36 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão temporária (Divulgação/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de agosto de 2017 às 13h30.

São Paulo - Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal deflagraram, nesta terça-feira, 15, a Operação Rosa dos Ventos, contra crimes contra a ordem tributária, econômica, lavagem de dinheiro e falsificação de títulos públicos. Um desfalque já apurado de R$ 3 bilhões em impostos sonegados e multas.

Policiais cumprem 36 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão temporária, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.

O esquema é investigado desde 2013, em decorrência de fiscalização da Receita que descobriu sonegação fiscal em uma distribuidora de combustíveis de Paulínia.

A PF e o MPF descobriram que empresas eram registradas em nome de laranjas, para crimes de sonegação, lavagem e contra a ordem econômica. O esquema envolvia ainda falsificação de títulos da União, uso de offshores para ocultação patrimonial, empresas de participação e negócios com pedras preciosas.

Os investigados são suspeitos por crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, crimes de mineração, evasão de divisas, crimes de mineração e falsificação de papéis públicos.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoFraudesPolícia FederalReceita Federal

Mais de Brasil

Donald Trump mira e a 25 de Março reage: como comerciantes avaliam investigação dos EUA

Bolsonaro será preso? Entenda os próximos passos do processo no STF

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa